Terceira escola a desfilar hoje, GRES ‘Os Catedráticos do Samba’ celebrará a Irmandade Brasil/Paraguai

A Rainha da Bateria da Escola Os Catedráticos do Samba, Kelli Cerqueira – Foto: Divulgação

Neste carnaval de Campo Grande, certamente, um dos temas mais aguardados por todos é o da Escola Os Catedráticos do Samba, que este ano homenageia a Colônia Paraguaia, destacando importantes aspectos históricos e culturais do Paraguai, além das suas tradições e os laços fraternais com o nosso país e especialmente com o Mato Grosso do Sul, que faz fronteira viva com onze municípios deste país guarani.

Esta forte influência e os aspectos representativos – e também tão vivos no cotidiano e na identidade do povo sul-mato-grossense – serão retratados na avenida pela ‘Catedráticos’, nas alegorias e adereços de suas alas (que somarão cerca de 800 integrantes) e no seu consistente e contagiante samba-enredo, que foi escolhido em concurso próprio e posteriormente gravado em CD que foi lançado com sucesso pela agremiação. Cerca de trezentos mil paraguaios e descendentes vivem atualmente no Mato Grosso do Sul, sendo que cerca de oitenta mil destes residem em Campo Grande, que assim respira também ares e costumes guaranis – portanto, justíssimo e muito bem deliberado o preito pela Escola.

A Catedráticos do Samba será a terceira a entrar em desfile hoje na Av. Alfredo Scaff, via lateral à praça do Papa. Com a justa homenagem deste ano aos hermanos paraguaios, a Escola mantém a sua tradição de celebrar temas significativos: altruísticos, cívicos, relevantes em seus aspectos culturais, sociais e históricos, como por exemplo: “A esperança de um povo para um mundo de Paz” (2004), “Délio e Delinha – o Sol e a Lua…” (2005), “Exaltação ao Guerreiro Negro ‘Zumbi dos Palmares’” (2006), “Corumbá: passado, presente e futuro…” (2011), “Mercadão Municipal de Campo Grande” (2012); “De encanto e fascinação – o mundo mágico de uma floresta em festa” (2013), “A Polícia Civil de MS” (2016).

Com sua fundação oficial em 23/12/1977, tendo como diretor fundador o Sr. Carlos Pulquerio Alves – ‘Carlão’ (in memoriam), o Grêmio Recreativo Escola de Samba ‘Os Catedráticos do Samba’ possui sede atual na Rua Flor do Lácio nº 55, Bairro Silvia Regina, e possui como atual presidente a Srª Marilene Pereira de Barros.

No link a seguir, um dos vídeos contendo o samba de enredo deste ano da Escola ‘Os Catedráticos do Samba’:

http://www.youtube.com/watch?v=28m1WNwuMVc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo