Ataque em tribunal deixa 7 mortos e 15 feridos no Paquistão

Voluntários transportaram nesta terça-feira (21/02) vítimas para um hospital em Peshawar, no Paquistão, após o ataque a um Tribunal de Justiça em Tangi. – Foto: Hasham Ahmed/AFP

Um ataque ocorrido na manhã desta terça-feira (21/02) a um Tribunal de Justiça da cidade de Charsadda, no Noroeste do Paquistão, causou a morte de pelo menos sete pessoas e deixou outras 15 feridas. O atentado foi reivindicado pelo Talibã.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, integrantes de uma facção do Talibã Paquistanês (TTP), Jamaat-ul-Ahrar (JuA) teriam invadido o Tribunal e efetuado diversos disparos de arma de fogo contra as pessoas, provocando pânico e correria.

Equipes de resgate, policiais e membros das Forças de Segurança do país isolaram e cercaram o Tribunal de Justiça e fizeram uma varredura em toda a área em buscas de possíveis suspeitos.

As autoridades paquistanesas informaram agora a pouco, que entre as vítimas fatais está um advogado, um sapateiro e uma criança do sexo masculino de quatro anos de idade.

Os feridos foram socorridos e levados para hospitais da região, sendo que alguns estão em estado muito grave. Os corpos dos mortos foram resgatados e levados para o necrotério da cidade.

Segundo o agente da polícia local, Mohammad Ijaz Khan, os agressores chegaram ao local vestindo roupas pretas, e estavam armados com fuzis AK-47 Kalashnikovs, pistolas automáticas e granadas.

Três suicidas tentaram entrar no prédio do tribunal [de Tangi]. Um foi parado e outro se explodiu“, disse Mohammad Ijaz Khan.

Um terceiro suspeito foi perseguido dentro do Tribunal de Tangi. Ele foi dominado, desarmado e preso, sendo levado sob forte escolta para uma delegacia de polícia, onde foi interrogado.

A facção JuA anunciou recentemente que uma nova ofensiva contra vários alvos seria realizada no Paquistão, e apesar das autoridades estarem cientes, a segurança foi incapaz de detectar com antecedência o ataque de hoje.

O chefe de polícia do distrito, Suhail Khalid, disse que os agentes policiais já estavam de sobreaviso, mas que não esperavam que o atentado seria contra o Tribunal de Justiça de Tangi.

Os especialistas informaram que cada suicida carregava de 7 a 8 kg de explosivos. A polícia combateu os criminosos com bravura e evitou um grande desastre“, afirmou Suhail Khalid.

O primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif, condenou o atentado e disse, em entrevista coletiva, que o governo e as forças de segurança do país continuarão atuando para exterminar os terroristas que ameaça a estabilidade da nação.

As forças de segurança do Paquistão continuam em estado de alerta desde uma série de atentados suicidas ocorridos na semana passada. Um dos ataques causou a morte de 88 pessoas na quinta-feira (16/02) no Santuário Sufi que fica localizado em Sehwan, no Sul do país.

Com informações das Agências France Presse e Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo