Governo de MS estuda reduzir secretarias e demitir servidores

Sede da Governadoria no Parque dos Poderes, em Campo Grande (MS) – Foto: Álvaro Barbosa

O Governo de Mato Grosso do Sul divulgou na tarde desta sexta-feira (17/02), a informação de que está analisando uma reforma administrativa para ser implementada ainda este ano no Estado, a qual pretende reduzir o número de secretaria e a dispensar funcionários públicos, principalmente os comissionados.

De acordo com informações do líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Professor Rinaldo (PSDB), a previsão é de que a estrutura administrativa de Mato Grosso do Sul encolha de 13 para 10 secretarias.

O deputado ressalta ainda que a reforma administrativa ainda não é definitiva, podendo sofrer alterações. A equipe de reportagem apurou ainda, que uma reunião para debater as mudanças está marcada para acontecer no domingo (19/02), em local não divulgado, e que provavelmente contará com a presença do governador Reinaldo Azambuja, do secretário de Administração e do líder do governo na Assembleia, Professor Rinaldo.

Essa reunião é para acertar os últimos detalhes da Reforma Administrativa ante da divulgação oficial, a ser realizada na manhã de segunda-feira (20/02), às 08h30min (horário de MS), na Sala de Reunião da Governadoria.

Ainda segundo o deputado Professor Rinaldo, o objetivo da reforma administrativa é reduzir gastos públicos, principalmente devido à crise econômica que afeta todo o país, incluindo o Estado de Mato Grosso do Sul, mas também, em decorrência da queda de arrecadação do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do gás natural boliviano.

A principal mudança na Reforma Administrativa será a extinção da Secretaria de Estado da Casa Civil, a pasta política do governo estadual, cujas atribuições, hoje sob o comando do secretário Sérgio de Paula, serão absorvidas pela Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), sob o comando de Eduardo Riedel.

Já a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), atualmente sob o comando de Marcelo Miglioli, irá absorver a Agência Estadual de Habitação (Agehab), atualmente vinculada à Secretaria de Estado de Habitação (Sehab), que será extinta.

A Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), sob o comando do secretário Fernando Lamas, será absorvida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), comandada por Jaime Verruck.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo