Grécia autoriza evacuação de Tessalônica para retirada de bomba da 2ª Guerra

Foto: Alexandros Avramidis/Reuters

Cerca de 70 mil habitantes da cidade de Tessalônica, no Norte da Grécia, estão sendo retirados de suas casas neste sábado (11/02) por policiais, bombeiros e militares do Exército, com o objetivo de que não corram riscos quando uma bomba da Segunda Guerra Mundial, recentemente descoberta na região, for desativada.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, uma grande operação já está em andamento para a retirados dos morados, sendo que alguns estão se negando a sair, e estão sendo evacuados a força.

As primeiras pessoas retiradas da cidade são 320 deficientes e doentes, cujo transporte está sendo feito por ambulâncias. Idosos que vivem em asilos também serão retirados hoje e viajarão em ônibus.

A previsão das autoridades gregas é que a evacuação total de todos os moradores que residem em uma área circundante, num raio de 1,9 km do local da bomba, seja concluída na manhã de domingo (12/02), por volta das 08 horas (horário local).

A bomba da Segunda Guerra Mundial foi encontrada na semana passada por operários durante uma obra em um posto de gasolina. Segundo as autoridades policiais, ela não detonou quando foi lançada na cidade, mas ainda possui um alto poder destrutivo.

O prefeito de Tessalônica, Apostolos Tzizikostas, disse em entrevista coletiva, que a partida dos moradores é “obrigatória”, por “razões preventivas de segurança”, e que a operação é inédita na Grécia, “onde jamais uma bomba de tal poder foi encontrada em uma área densamente povoada”.

Já o porta-voz do Estado-Maior do Exército Grego, coronel Nikos Phanios, disse em entrevista coletiva que a bomba contém cerca de 250 kg de explosivos, e que a operação para a desativação e/ou a detonação controlada “pode levar até dois dias”.

Ao todo, foram evacuados três bairros de Tessalônica, localizados cerca de 5 km a Oeste do Centro da cidade. Cerca de mil policiais foram mobilizados para proteger a área e garantir a saída dos habitantes da região.

Neste momento chega à redação do Campo Grande Notícias, a informação de que as autoridades gregas determinaram a evacuação de um campo de refugiados que fica localizado nas imediações do local onde foi encontrado a bomba.

Ainda não há informações para onde os imigrantes serão levados.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo