Safra de grãos deve ter volume recorde em Minas Gerais

Colheita deve totalizar 13,8 milhões de toneladas. Bom resultado das lavouras foi impulsionado pelo ganho de produtividade.

Foto: Divulgação

A safra de grãos em Minas Gerais deve registrar volume recorde na colheita em 2016/17. A expectativa é de que a produção alcance 13,8 milhões de toneladas, alta de 17,1% em relação aos números obtidos na safra passada.

Segundo informações da Secretaria de Agricultura do Estado, o bom resultado das lavouras foi impulsionado pelo ganho de produtividade. Nesta safra as lavouras de milho e soja foram influenciadas pelos bons níveis de preços que antecederam o período de plantio.

Milho e soja representam 90% da produção mineira de grãos, que também se destaca no cultivo de feijão, algodão, sorgo, trigo, arroz, amendoim, girassol e mamona. As principais regiões produtoras são o Noroeste, Triângulo e Alto Paranaíba, que totalizam 67,2 % da produção.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam crescimento na maioria das culturas plantadas no estado. Milho: 7,8 milhões de toneladas (+32,2%); Soja: 4,6 milhões de toneladas (-2,1%); Sorgo: 516,8 mil toneladas (+48,7%); Feijão 559 mil toneladas (+7,5%); Arroz: 16,1 mil toneladas (+7,3%) e Mamona: 9,3 mil toneladas (+38,8%).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo