Problemas em telefonia móvel prejudica pedestres e comerciantes em MS

O problema ocorrido na manhã deste sábado (04/02) na telefonia móvel em Mato Grosso do Sul prejudicou os consumidores de três cidades, Campo Grande, Dourados e Três Lagoas. A pane aconteceu em pelo menos duas operadoras.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as causas do problema ainda são desconhecidas, mas serão apuradas pelas operadoras e por técnicos da agência que regulamenta o setor.

A pane prejudicou estudantes, comerciantes e, principalmente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que deixou de receber os chamados através do número 192.

Em Campo Grande, muitos chamados urgentes deixaram de ser recebidos, tendo alguns chamados feito através do WhatsApp, para que os paramédicos efetuassem a transferência de pacientes que estavam em postos de saúde para hospitais.

Os telefones celulares deixaram de funcionar das 07h30min (MS) às 10h (MS), tendo todas as operadoras agilizado a reparação do sistema.

Muitos comerciantes também reclamaram dos transtornos causados pela pane na telefonia móvel, já que muitos cancelaram a telefonia fixa para ficar somente com o celular.

Testemunhas ouvidas pela equipe de reportagem disseram que a internet também deixou de funcionar, prejudicando as pessoas que procuravam os caixas eletrônicos de bancos na intenção de sacar dinheiro e/ou fazer uma transferência ou pagamento.

Precisei de dinheiro e fui até um caixa eletrônico de um banco, mas o sistema não estava funcionando”, disse a publicitária Ana Medeiros, de 27 anos.

Já o comerciante Marcos Antônio Albuquerque, proprietário de uma loja no Centro de Campo Grande, disse que algumas vendas deixaram de ser feitas porque o sistema não estava funcionando, e os clientes não puderam pagar através dos cartões de crédito e débito.

Abri a loja por volta das 08h10min (horário de MS) e os sistemas estavam fora do ar. Fique tranquilo pensando que iria normalizar logo, mas por volta das 09h15min (horário de MS) comecei a ficar preocupado. O jeito foi realizar as vendas somente em dinheiro”, disse Marcos Antônio.

Um estudante de 18 anos, que preferiu não se identificar, disse que saiu de casa cedo para comprar os materiais escolares, mas que não conseguiu efetuar o pagamento com cartão de crédito.

Ao telefonar para a mãe, não conseguiu falar com ela porque o celular não completava a ligação.

Voltei para casa decepcionado por não ter conseguindo fazer as compras e nem falar com a minha família”, disse o estudante.

Em notas destruídas à imprensa, as operadoras de telefonia em Mato Grosso do Sul informaram que o sistema voltou ao normal por volta das 10h25min (horário de MS), e que técnicos estão avaliando as possíveis falhas ocorridas hoje.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Anatel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo