Sicredi União MS/TO começa execução do Programa União Faz A Vida

Assinatura do contrato ocorreu nesta sexta-feira com o Colégio Status em Campo Grande.

Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira, dia 03 de fevereiro, pela manhã em Campo Grande, a Sicredi União MS/TO assinou o contrato do Programa União Faz a Vida com o Colégio Status.

O programa é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, que completará 22 anos em 2017, seguindo o lema que inspirou sua criação e seu principal objetivo: promover a cooperação e a cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo com a educação integral de crianças e adolescentes. Por meio de uma metodologia de projetos, os estudantes deixam o papel de receptores de conhecimento e tornam-se protagonistas do processo de aprendizagem.

“Estamos ansiosos com o início do programa em nossa cooperativa, essa é a primeira escola e temos muita expectativa com a execução do União Faz a Vida”, declara o presidente da Sicredi União MS/TO, Celso Régis.

O Programa foi desenvolvido, em 1995, para ampliar o conhecimento das comunidades sobre o cooperativismo e a natureza das sociedades cooperativas. Sua proposta foi construída a partir de exemplos internacionais e da parceria com o Centro de Desenvolvimento e Pesquisa sobre Cooperativismo da Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos – São Leopoldo/RS). Os projetos cooperativos são desenvolvidos pelos alunos nas escolas, com o apoio de educadores, pais e da comunidade.

O presidente da escola, Lúcio Rodrigues Neto afirma que o colégio está recebendo o programa de braços abertos. “Nossa expectativa é a melhor possível, pois é um programa de sucesso em outros estados e é de grande importância para a comunidade escolar”, declara.

Foto: Divulgação

Em 2016, o Programa esteve presente em 249 cidades de seis estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás e Mato Grosso), contava com 17.807educadores em 1.368 escolas e atingiu 215.752mil crianças e adolescentes. Para participar do Programa A União Faz a Vida, as prefeituras, por meio das secretarias de educação, devem entrar em contato com a cooperativa Sicredi da sua cidade.

As inciativas são compartilhadas na página do Programa A União Faz a Vida no Facebook (www.facebook.com/auniaofazavida) e no site www.auniaofazavida.com.br.

Formação dos educadores

O Programa A União Faz a Vida também promove a formação continuada dos educadores, por meio de encontros orientados pelas assessorias pedagógicas e intensificadas, no universo educacional do município, com as práticas de cooperação e cidadania. A proposta está alicerçada em uma rede de compromisso atuante, formada pelo Sicredi, prefeituras, assessoria pedagógica e apoiadores e pela comunidade.

O primeiro Workshop “Educar a Ação”, ocorre dia 04, neste sábado, na sede da cooperativa e tem o objetivo de promover reflexões sobre educação e motivar os professores para o trabalho de 2017 e terá Paulo Brum como palestrante do workshop.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo