Parcerias garantem integração saudável na recepção de acadêmicos na UCDB

Universidade e comerciantes selam acordo para que no primeiro dia de aula os estabelecimentos ao redor da Instituição permaneçam fechados.

Foto: Divulgação

Calouros e os veteranos da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) serão recepcionados no primeiro dia de aula (1/2/2017) pelos coordenadores e convidados a entrar em uma universidade mágica, com direito a decoração temática, show musical, área gastronômica com food trucks e cosplays tanto no período matutino, quanto no noturno. A ação preparada pela Comissão de Acolhida 2017 visa a integração dos calouros com os demais alunos, professores, coordenadores, direção e colaboradores, com diversas parcerias, como a da Polícia Militar e dos comerciantes.

De acordo com o Reitor da UCDB, Pe. Ricardo Carlos, a cada ano a Universidade Católica Dom Bosco busca inovar a Acolhida dos calouros, mantendo a tradição de uma integração sadia no ambiente universitário. “Neste ano, buscamos um acordo com os comerciantes da região para que permaneçam fechados no primeiro dia de aula, coibindo de forma mais eficaz a compra de bebidas alcoólicas ao redor do campus”, explica.

Acadêmicos veteranos voluntários vão auxiliar neste dia, indicando as salas, apresentando os ambientes como cantinas, reprografia, banheiros, coordenações, além de esclarecer dúvidas. Após as apresentações feitas pelos coordenadores de cada curso, os acadêmicos participam no gramado de entrada do Bloco A do show com o sertanejo universitário Evandro Campos.

No ato da matrícula, os calouros receberam impresso a Portaria Reitoria nº 38/2016, assinada pelo Reitor da UCDB, Pe. Ricardo Carlos, que dispõe sobre as punições aos acadêmicos por infrações ao Regimento Geral no período de Acolhida aos calouros da Instituição.  Dentre as punições pelo flagrante, aplicação do “trote” está a suspensão de 15 dias, 30 dias até o desligamento imediato.

Além da Portaria, os novos acadêmicos também receberam o livreto “Salva Calouro” que consta diversas informações sobre a Instituição, além do número da Ouvidoria, caso queira entrar em contato em qualquer situação de trote. Reforçando todo esse planejamento estratégico da Universidade Católica Dom Bosco, está o apoio da Polícia Militar, que vai colocar homens do Batalhão de Trânsito e de Choque para garantir a segurança ao redor da Instituição. A população pode colaborar e denunciar pelo telefone 190, qualquer tipo de abuso que infrinja a Lei.

LEGISLAÇÃO

A Lei estadual 2.929, de 9 de dezembro de 2004, proíbe a prática do trote “quando realizado sob coação, agressão física, moral ou qualquer outro constrangimento que possa colocar em risco a saúde ou a integridade física dos calouros de instituições de ensino”.

A legislação estabelece que os pedágios, realizados visando a arrecadação de dinheiro, é considerada um constrangimento à população e também é prática proibida. O texto também define que as autoridades e órgãos de segurança pública estão obrigados a impedir os pedágios.

Já a lei complementar aprovada pela Câmara de Vereadores de Campo Grande nº 189, de 19 de dezembro de 2011, veda o consumo de bebidas alcoólicas por “aglomerados de pessoas em vias, prédios e praças públicas, dentro do perímetro dos postos de serviços e de abastecimento de veículos, área externa das conveniências”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo