Scheidt veleja bem e está na luta pela medal race em Miami

Em sua estreia na classe 49er na Copa do Mundo, bicampeão olímpico mostra evolução e salta para o 16º lugar na disputa que envolve 26 barcos. Nesta sexta-feira (27), o velejador disputa as últimas três regatas da fase de classificação na briga por um lugar na final, que será sábado (28).

Borges e Scheidt em regata da Copa do Mundo (Pedro Martinez / Energy Sailing)

São Paulo (SP) – Robert Scheidt continua em processo de franca evolução na classe 49er. Nesta quinta-feira (26), terceiro dia de competições da etapa de Miami da Copa do Mundo de Vela, no City of Miami Regatta Park, nos Estados Unidos, ele saltou da 18a. para a 16a. posição na classificação geral. Nesta sexta-feira (27), o bicampeão olímpico volta ao mar para mais três regatas ao lado do proeiro Gabriel Borges, e vai em busca de um lugar na medal race, neste sábado (28), com as 10 duplas mais bem posicionadas.

Aos 43 anos, Robert está em busca experiência nessa nova etapa da carreira, em que decidiu encarar o desafio de velejar em um barco maior, mais veloz e com estratégias diferentes das classes Star e Laser, que o consagraram no iatismo. E está fazendo um bom trabalho. Nas disputas desta quinta-feira, voltou a velejar bem e conseguiu terminar em 6º, 18º e 9º lugares.

Curiosamente, as posições da dupla brasileira repetiram os resultados das três regatas na terça-feira e agora a dupla Scheidt/Borges ocupa a 16a. posição, com 103 pontos perdidos, considerando um descarte. A liderança continua com os britânicos Dylan Fletcher-Scott e Stuart Bithell, com 14 pontos perdidos. No total, a classe 49er conta com 26 barcos na disputa de 12 regatas em Miami, mais a medal race.

Regatas com disputas acirradas (Pedro Martinez / Energy Sailing)

Scheidt segue cada dia mais satisfeito com a evolução do desempenho na classe 49er. “Velejamos bem novamente e perceber que estamos ganhando mais entrosamento e desenvolvendo melhor a velejada é muito gratificante. Mas sabemos que este é o primeiro passo de uma longa caminhada e seguimos tranquilos dentro do nosso objetivo, que é ganhar experiência. Porém, estamos na briga e vamos lutar pela medal race até as últimas forças”, afirmou o bicampeão olímpico, que é patrocinado pelo Banco do Brasil e Rolex, com os apoios de COB e CBVela.

A etapa de Miami da Copa do Mundo da World Sailing (Federação Internacional de Vela) é a primeira grande competição do ano, mas a temporada 2017 começou há duas semanas para Scheidt e seu novo parceiro. A dupla disputou a Miami Mid Winters e terminou em 11º lugar na disputa que envolveu 17 barcos. Após a World Cup, a dupla pretende participar da Copa Brasil, em Porto Alegre e, a partir de abril, investir mais tempo em treinamento, desta vez na Europa.

Além da dupla Robert Scheidt/Gabriel Borges, o Brasil tem mais velejadores da etapa de Miami da Copa do Mundo. São eles: Martine Grael e Kahena Kunze (49erFX); Jorge Zarif (Finn); Bruno Fontes (Laser); Henrique Haddad e Breno Abdulklech (470 masculina); Gabriella Kidd (Laser Radial); e Bruna Martinelli (RS:X feminina).

Largada da 49er em Miami (Pedro Martinez / Energy Sailing)

Maior atleta olímpico brasileiro

Cinco medalhas:

Ouro: Atlanta/96 e Atenas/2004 (ambas na classe Laser)

Prata: Sidney/2000 (Laser) e Pequim/2008 (Star)

Bronze: Londres/2012 (Star)

176 títulos – 86 internacionais e 90 nacionais, incluindo a Semana Internacional do Rio, o Campeonato Brasileiro de Laser e a etapa de Miami da Copa do Mundo, todos em 2016.

Laser
Onze títulos mundiais – 1991 (juvenil), 1995, 1996, 1997, 2000, 2001, 2002*, 2004 e 2005 e 2013

*Em 2002, foram realizados, separadamente, o Mundial de Vela da Isaf e o Mundial de Laser, ambos vencidos por Robert Scheidt

Três medalhas olímpicas – ouro em Atlanta/1996 e Atenas/2004, prata em Sydney/2000
Star
Três títulos mundiais – 2007, 2011 e 2012*

*Além de Scheidt e Bruno Prada, só os italianos Agostino Straulino e Nicolo Rode venceram três mundiais velejando juntos, na história da classe
Duas medalhas olímpicas – prata em Pequim/2008 e bronze em Londres/2012

Mais informações: 

Site: www.robertscheidt.com.br

Twitter: @robert_scheidt

Facebook: Robert Scheidt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo