Chile decreta estado de emergência no país por causa dos incêndios florestais

Rapaz cobre o rosto com pano úmido durante incêndio florestal em Penco, na Região de Concepción, no Chile – Foto: Juan Gonzalez/Reuters

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, decretou nesta quinta-feira (26/01) estado de emergência em todo o país em decorrência dos incêndios florestais, os quais estão sendo considerados os piores de sua história.

De acordo com informações das principais agências internacionais, os incêndios florestais no Chile já causaram a morte de pelo menos 6 pessoas e deixaram outras 12 feridas.

As causas dos incêndios ainda são oficialmente desconhecias, mas as autoridades afirmam que as chamas estão se alastrando muito rapidamente por causo do clima seco e do calor excessivo.

A previsão para os próximos dias é de clima seco e de calor extremo no Chile, e hoje devem começar a chegar no país ajuda internacional, incluindo do Brasil.

Neste momento chega à redação do Campo Grande Notícias, a informação de que diante da gravidade da situação, a presidente Michele Bachelet decidiu decretar estado de exceção constitucional, assim como estado e zona de catástrofe nas províncias de Colchagua e Cardenal Caro, e nas Regiões de O’Higgins e de Maule. Também está mantido estado de exceção constitucional na comunidade de Valparaíso, a mais atingida pelas chamas.

Nas Regiões de O’Higgins e Maule os bombeiros conseguiram controlar o incêndio, mas caso não haja uma mudança climática nessas áreas, as chamas podem se alastrar novamente.

As autoridades chilenas informaram que o fogo já alcançou a Rota Interportuária de Penco-Talcahuano, próximo a Concepción, incluindo um posto de pedágio que fica localizado no Setor de Penco, causando a morte de dois policiais e um bombeiro.

O subsecretário do Interior do Chile, Mahmud Aleuy, agradeceu o apoio e a ajuda internacional enviadas pela Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, México e Peru.

Na tarde desta quinta-feira (26/01) devem chegar brigadistas colombianos e na manhã de sexta-feira (27/01) estão previstos a chegada de brigadistas mexicanos.

O Centro Nacional de Alerta Precoce do Chile registrou 99 incêndios declarados, 30 incêndios controlados, 64 incêndios foram de controle e 5 incêndios completamente extintos.

No total, já foram perdidos 238 mil hectares de floresta, sendo 92 mil na Região de Maule e 4 mil na Região de San Antonio.

Com informações das Agências Reuters e Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo