Forte terremoto atinge a Papua-Nova Guiné e autoridades emitem alerta de tsunami

Foto: Divulgação

Um forte terremoto de magnitude de 8 graus na Escala Richter atingiu neste domingo (22/01) o arquipélago da Papua-Nova Guiné, obrigando as autoridades a determinarem a evacuação imediata do litoral e a emissão de alerta de tsunami. Ainda não há informações sobre vítimas ou danos.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o alerta de tsunami foi emitido em vários países dessa região do Oceano Pacífico, cujas autoridades decidiram também evacuar moradores que residem próximos ao litoral.

O Serviço Geológico do Estados Unidos (USGS – sigla em inglês), informou que o abalo sísmico foi localizado a 153 km de profundidade, sob o leito marinho, e a 40 km a Oeste de Panguna, na Ilha de Bouganville.

O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico emitiu agora a pouco um alerta para o risco de ondas gigantes no litoral dos seguintes países: Papua-Nova Guiné, Ilhas Salomão, Nauru, Vanuatu, Indonésia e Ilhas de Phonpei, Chuuk e Kosrael, que compõem os Estados Federados da Micronésia.

Ondas de tsunami perigosas podem ocorrer nas próximas três horas ao longo de algumas costas [dos respectivos países]“, diz o comunicado da entidade.

O Arquipélago da Papua-Nova Guiné encontra-se situado sobre uma região conhecida por Anel de Fogo do Pacífico, de grande atividade sísmica e vulcânica, que é sacudida por aproximadamente 7 mil tremores por ano, sendo a maioria de intensidade fraca e moderada.

Com informações da Agência France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo