Sucessão familiar da Água Tirada é apresentada no Showtec 2017

Mikaela Terra Souza – Foto: Divulgação

A jovem Mikaela Terra Souza, de 19 anos, comandou a palestra do grupo Água Tirada, durante o Showtec 2017, nessa quinta-feira, em Maracaju. Mikaela representa a terceira geração da fazenda conhecida no Estado por sua produção em pecuária que é referência na região.

Desde que nasceu, a família a envolveu nas práticas da fazenda, já preparando a jovem para a sucessão. Hoje, Mikaela cursa Agronomia e quer contribuir para o futuro dos negócios. “Meus pais sempre me mostraram a paixão que colocam no campo. Esse sentimento já veio dos meus avós. Sem me prender nas atividades, fui conhecendo e me envolvendo e, aos poucos, fui me apaixonando também. Agora sonho em contribuir cada vez mais”, conta.

A história da Água Tirada teve início em 1.900, com Adolfo Alves Ferreira. Em 1952, seu filho Libório Ferreira de Souza, fundou o que seria a primeira sede da fazenda. A próxima geração, de Arthêmio Olegário de Souza, deu continuidade às atividades, com destaque na pecuária e melhoramento genético.

A sucessão familiar é mais comum na área rural. Segundo dados do setor, mais de 90% das propriedades são administradas por membros da família. De acordo com o último Censo Agropecuário, um terço das propriedades rurais é obtido por herança. Ao mesmo tempo, um estudo do Sebrae aponta que apenas um em três empreendimentos chega à segunda geração. O preparo das gerações que assumem o negócio é decisivo para a sucessão.

Sobre o Showtec

Destinado aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, o Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do agronegócio brasileiro.

O evento é realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras), Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) e Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O Showtec conta com o apoio do Sindicato Rural de Maracaju, Prefeitura Municipal de Maracaju, Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul), Embrapa Gado de Corte, Embrapa Agropecuária Oeste, Embrapa Solos, Embrapa Pantanal, Monsanto, Agrisus, Agron, Banco do Brasil, Caixa, Sicredi, Fundect (Fundação de Apoio do Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Fonte: Sato Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo