Secretário de Cultura participa da Festa do Chamamé do Mercosul, em Corrientes, na Argentina

Foto: Divulgação

Campo Grande (MS) – O secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Athayde Nery, vai participar da 27ª Festa Nacional e 13ª Festa do Chamamé do Mercosul, que acontece de 20 a 29 de janeiro na cidade de Corrientes, na Argentina. Trata-se da mais importante realização mundial do gênero e a mais importante festa de música e baile de raiz da Argentina, com uma mobilização de mais de 150 mil pessoas durante os dez dias.

Depois que o então Ministra da Cultura brasileiro, Gilberto Gil, firmou a declaração da Festa do Chamamé do Mercosul na Reunião de Ministros de Cultura do Mercosul, em 2005, o evento recebe rigorosamente artistas brasileiros do gênero, principalmente do Estado do Rio Grande do Sul e de Mato Grosso do Sul, em todos os dias de sua programação, contabilizando mais de 150 participações nestes 12 anos.

O chamamé e sua cultura é um comum denominador de uma vasta região do sul da América Latina, que inclui explicitamente as sete províncias argentinas (Corrientes, Chaco, Missiones, Formosa, Entre Rios, Santa Fé e Buenos Aires), os Estados do sul do Brasil (especialmente Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul), o centro-sul do Paraguai e noroeste do Uruguai. Há manifestações permanentes também na Bolívia e sul do Chile. É uma enorme comunidade (mais de 35 milhões de pessoas) com um território e raízes culturais comuns: paisagem, antepassados, mitos, tradições, costumes, uma memória histórica, que compartilham seu “DNA Chamamé”.

Durante o evento, o secretário Athayde vai se reunir com o secretário de Cultura da província de Corrientes, na Argentina, Gabriel Romero, para realizar intercâmbio entre Mato Grosso do Sul e Corrientes; declaração de territórios irmãos entre Corrientes e Mato Grosso do Sul, além de intercâmbio cultural; para tratar da candidatura do Instituto Cultural do Chamamé de MS, em parceria com a Sectei, para sub-sede internacional da etapa de realização “instância semifinal” da Festa Nacional do Chamamé, de Corrientes, Argentina; apoio de Mato Grosso do Sul ao projeto que declara o chamamé patrimônio intangível da humanidade e convite para o I Festival Internacional do Chamamé de Mato Grosso do Sul, a se realizar de 15 a 19 de setembro de 2017, em Campo Grande.

Em documento oficial, o secretário de Cultura de Corrientes, Gabriel Romero, afirma que a visita de Athayde “será de suma importância para a integração com nossa província com raízes culturais comuns. Este encontro abrirá um diálogo direto para possíveis ações conjuntas, em benefício de nossos Estados e da grande região compartilhada”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo