Dia do Surfista terá homenagens na Prefeitura

Evento na próxima segunda-feira também marca a despedida do presidente da ASS, Marcos Andrade.

Cabeça Indonésia – Foto: Ivan Storti

Criado por lei municipal em 2003, o Dia do Surfista em Santos terá homenagens na Prefeitura. A data oficial é o dia 21, mas a solenidade aberta ao público, sobretudo a comunidade do surf, e comandada pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa será realizada na segunda-feira (23), às 17 horas, no Salão Nobre Esmeraldo Tarquínio. Como já é tradicional, pioneiros da modalidade foram escolhidos para receberem placas enaltecendo suas trajetórias.

Neste ano, serão lembrados Elyseu de Andrade Júnior, Vicente Ferraro, Antonio Carlos Maia Pinto “Black do 6” e Silvio Pereira Lopes Filho, o “Silvio do Conde”. O encontro também terá como destaque a concessão do primeiro título de ‘Sócio Honorário’ da Associação Santos de Surf (ASS), ao diretor-presidente da TV Tribuna e presidente da Associação Comercial de Santos, Roberto Clemente Santini.

A ocasião festiva também marcará a despedida do atual presidente da ASS, Marcos Andrade, o Cabeça. À frente da entidade desde 2014, ele foi responsável pelo fortalecimento e crescimento do surf na Cidade, apresentando um novo e inovador modelo de gestão e, mais do que isso, deixa um legado importante, não só para o surf, mas para a comunidade.

Marcos Andrade – Foto: Ivan Storti

Andrade já anunciou que convocará eleição para a escolha do seu sucessor e deixa o cargo com dois projetos aprovados e captados pelo Promifae (Programa Municipal de Incentivo Fiscal de Apoio ao Esporte) para a realização do Circuito Santos de Surf 2017 e para o treinamento da equipe santista e participação no Circuito Paulista de Surf. Além disso, deixa estruturado e em pleno funcionamento o Centro de Treinamento Municipal de Surf, criado em parceria com a Secretaria de Esportes.

“Vou sair com o sentimento de dever cumprido. Totalmente! Foi uma experiência pessoal muito grande. Acabei tendo de lidar com pessoas, empresas, atletas, algo que nunca tinha imaginado fazer na vida. Acho que foi muito bacana por conta do que conseguimos fazer nas categorias de base, que foi a nossa proposta inicial, para fortalecer o surf santista”, resume Cabeça.

Ele destaca a evolução, tanto nos atletas, quanto na estrutura nos três anos e dá como exemplo o quarto lugar por equipes conquistado no Hang Loose Surf Attack, o Paulista das categorias de Base, em 2017. “Conseguimos condições para que os competidores pudessem se desenvolver. Tivemos bons resultados no final de cada ano e a inédita quarta colocação em 2016, fruto de todo o trabalho feito pelos profissionais que atuam efetivamente com as crianças”, diz.

Marcos Andrade e Fábio Maradei – Foto: Ivan Storti

“Também tivemos o nosso circuito, revelando novos valores em casa. Diante disso, toda a avaliação foi muito boa. Conseguimos patrocínios para atletas, um espaço próprio para o Centro de Treinamento, uniformes, hospedagem, alimentação e inscrições para a equipe no Paulista”, relata.

Outras conquistas foram a realização do Festival Santos de Longboard, atraindo grandes nomes da modalidade para Santos, e a cadeira efetiva no Condema – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente. “O campeonato foi um marco e uma preparação para um outro projeto, trazer o Mundial de Longboard. Falta só isso. No Condema, temos uma participação efetiva com o Fábio Boturão, o Jacuí, nosso mestre”, conta.

FUTURO – Para Marcos Andrade a transição para a próxima diretoria deve ser tranquila, pela entidade estar estruturada. E já adianta o que deve ser o próximo passo para que o surf de Santos continue crescendo. “Já temos em caixa aproximadamente 120 mil reais para investir no Circuito e nas atividades do Centro de Treinamento em conjunto com a participação no Paulista. Precisamos trazer mais atletas da Cidade para dentro do nosso campeonato”, fala.

“Agora, o olhar tem de ser para dentro das escolas públicas. Os professores de Educação Física passem a selecionar os atletas e encaminhar. Só assim teremos mais material humano para trabalhar”, acrescenta, confessando: “Em 2014 pensei até em largar de mão, por conta da resistência de pessoas que não sabiam do que estava acontecendo. Estavam acostumadas com modelo antigo de gestão, mas depois chamando a comunidade, conseguimos discutir, colocar para todos o nosso pensamento e deu certo”, revela.

Roberto Santini e Marcos Andrade – Foto: Ivan Storti

Ele explica que além do alto-rendimento, o trabalho também engloba o social. “Sabemos que podemos ter atletas em destaque até no exterior, mas nosso objetivo é fazer com que as crianças se tornem cidadãos. Por isso, além da parte de treinamento físico, técnico e tático, análises de vídeos, levamos profissionais para palestras de todos os tipos. Levamos os atletas para conhecerem outras áreas de Educação Física que estão vivenciando”, afirma.

“E mais importante, fazemos questão que eles participem das assembleias e reuniões da ASS. Damos oportunidade para falarem, se manifestarem e o Fábio Boturão sempre tem uma palavra de cidadania para essa molecada”, complementa Cabeça, pedindo a maior participação da comunidade. “Democracia é um processo de discussão e se a gente não tiver pessoas que pensem diferente, nunca vai conseguir construir algo melhor”, enfatiza.

Perto de encerrar seu ciclo na ASS, Marcos adianta o que terá pela frente. “Preciso olhar um pouco mais para dentro da minha casa, minha família, para o meu escritório. Estou entrando numa empreitada nova, que é a parte política. Sou advogado desde 94 e agora vou trabalhar na diretoria legislativa da Câmara Municipal de Santos. Quero aprender como as coisas andam no legislativo e, quem sabe, poder ajudar de outra forma, seja no Executivo ou no próprio Legislativo”, completa o atual presidente, que está com 44 anos.

ASS já tem patrocinadores confirmados para a temporada

O surf santista já está garantido para 2017. Com recursos captados pelo Promifae, tanto o Circuito Santos de Surf, voltado para as categorias de base, quanto o Centro Municipal de Treinamento, já tem os patrocínios definidos. O campeonato terá a Mavimar Transportes, despachos e Serviços Ltda. e a Savanah Steak House como parceiros, e tanto o local de treinos quanto a equipe santista no Paulista contarão com o apoio do Grupo Mendes.

Marcos Andrade – Foto: Ivan Storti

Homenageados ajudaram a construir a história do surf na região

O Dia do Surf foi criado pelo então vereador Fábio Nunes (hoje secretário municipal de Cultura) e a homenagem tem como objetivo valorizar a história do esporte na Cidade onde o surf “nasceu” no Brasil, ainda na década de 40. Mais do que isso, reforçar o modo de vida, que virou um esporte e hoje é conhecido e admirado.

Os quatro homenageados deste ano foram escolhidos pelo historiados da ASS, Diniz Iozzi, o Pardhal, e ajudaram a construir a história da modalidade na região. “Eliseu de Andrade Júnior, arquiteto renomado, começou a surfar depois dos 30 anos e talvez seja o embrião do que seria um técnico de surf. Vinha em uma Kombi desde o Itararé pegando surfistas para levar ao Guarujá, como os irmãos Salazar”, conta Pardhal.

“Vicente Ferraro iniciou no surf ainda na década de 60, o Silvio do Conde do Mar foi um excelente competidor e fez parte da Homero Surf Team nos anos 70 e o Antonio Black do 6 também iniciou na década de 60 e fotógrafo de surf nos anos 70 em diante. São surfistas que contribuíram muito para a evolução do surf”, destaca.

Outro homenageado do encontro será Roberto Clemente Santini, com o título de Sócio Honorário da ASS. “É o primeiro agraciado, após votação unânime na assembleia, e merecidamente. Ele surfa, gosta do esporte, se empenha em ajudar, está sempre pronto a colaborar”, argumenta o presidente da ASS, Marcos Andrade.

“A TV Tribuna sempre acompanhou todas as atividades da Associação, com grandes coberturas. Ele também abriu as portas da Associação Comercial para o surf, uma atitude inédita, muito importante para o desenvolvimento do surf”, enaltece Andrade. “A segunda-feira será mais um dia de grandes encontros do pessoal que já fez muito pelo surf”, completa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo