Propriedade demonstra práticas de sucesso durante Showtec 2017

Artur Falcette, consultor da Sapé Agropastoril – Foto: Divulgação

A integração lavoura, pecuária e floresta e o benefício da diversificação de atividades foram os temas da palestra “Sistemas sustentáveis de produção: ILP melhorando os resultados da propriedade rural”, dessa quinta-feira (19), durante o Showtec 2017, da Sapé Agropastoril. A apresentação foi feita pelo consultor da propriedade Artur Falcette. O evento segue em Maracaju ainda nesta sexta-feira (20).

A Sapé, localizada em Maracaju, investe, atualmente, em sete atividades desenvolvidas em uma área de 5.535 hectares, com produção de soja, milho, cana-de-açúcar, aveia, a pecuária de corte, a produção de genética da raça Brangus e o frango de corte. Para esse ano, a propriedade deve investir ainda na pecuária de leite de alta tecnologia, com uma engenharia de produção diferenciada. A integração das atividades propicia reforma de pastagens, melhora nas condições de solo, com recuperação de sua fertilidade, produção de forragem e além de redução de custos de operação.

“Investir em apenas uma atividade é ficar refém de altos custos de produção, reajustes constantes de insumos diretos e indiretos, principalmente de mão de obra, alta de combustíveis, rações, energia elétrica, de variação de preços de defensivos e fertilizantes, que estão sujeitos, muitas vezes à variação cambial”, explica. A saída, segundo Falcette, é investir na diversificação para sair desse cenário de incerteza, dependendo mais do esforço pessoal para gerar receita do que fatores externos e variáveis que não há como prever ou controlar.

Sobre o Showtec

Destinado aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, o Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do agronegócio brasileiro.

O evento é realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras), Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) e Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O Showtec conta com o apoio do Sindicato Rural de Maracaju, Prefeitura Municipal de Maracaju, Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul), Embrapa Gado de Corte, Embrapa Agropecuária Oeste, Embrapa Solos, Embrapa Pantanal, Monsanto, Agrisus, Agron, Banco do Brasil, Caixa, Sicredi, Fundect (Fundação de Apoio do Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo