Mostra com tecnologias para pequenos produtores incentiva cultivo sustentável

Foto: Divulgação

O cultivo de hortaliças, avicultura, plasticultura, preparo de insumos orgânicos, processos de colheita, higienização, seleção e classificação de hortaliças e assistência técnica são expostos em uma mostra específica de tecnologias para pequenos negócios rurais, feita em parceria com o Sebrae durante o Showtec 2017. O objetivo é expor técnicas e conceitos para os pequenos produtores, que terão acesso, ainda, a dicas de consultores para aliar produtividade e rentabilidade no negócio.

Assim como nas últimas edições, o público pode conferir o projeto PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável). “Tudo o que desenvolvemos no projeto é voltado para a prática de produção orgânica. Desenvolvemos algumas tecnologias para que os produtores possam acessar e usar em sua produção. Vamos mostrar que é possível plantar em espaços pequenos, por exemplo, bem como técnicas de cultivo e manejo, e produtos que poderão ser usados para combater pragas e doenças”, explica o consultor do Sebrae, Elio Kokehara.

Há também um galinheiro com canteiros ao redor, para mostrar um sistema semi-confinado. De acordo com o consultor, o objetivo é mostrar ao produtor a produção de ovos e carne como alternativa, e o esterco poderá ser usado como adubo para plantar as hortaliças em volta do galinheiro. Durante o Showtec, o visitante da mostra receberá dicas de como implantar o sistema, com auxílio de assistência técnica especializada.

Foto: Divulgação

O presidente da Fundação MS, Luis Alberto Moraes Novaes, afirma que os pequenos produtores podem conhecer novas técnicas e, assim, a atividade possivelmente terá ganhos em termos de rentabilidade e produtividade. “Vale lembrar que as tecnologias difundidas ajudam a diversificar a produção, sempre de forma sustentável, onde o produtor poderá comercializar e gerar renda”, aponta Novaes.

O cultivo de plantas medicinais também tem destaque na mostra. Cerca de 100 espécies são distribuídas aos participantes, que terão acesso a orientações quanto às formas corretas de cultivo e grau de toxidade. “Será um espaço para troca de experiências também. Algumas plantas são usadas na preparação de chás, outras são destinadas ao uso externo, como no tratamento de furúnculos ou outras enfermidades. Então vamos repassar todas as informações e técnicas de como cultivar e utilizar essas plantas”, explica a professora Maria Inês, especialista na área.

Foto: Divulgação

Sobre o Showtec

Destinado aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, o Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do agronegócio brasileiro.

O evento é realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras), Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) e Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O Showtec conta com o apoio do Sindicato Rural de Maracaju, Prefeitura Municipal de Maracaju, Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul), Embrapa Gado de Corte, Embrapa Agropecuária Oeste, Embrapa Solos, Embrapa Pantanal, Monsanto, Agrisus, Agron, Banco do Brasil, Caixa, Sicredi, Fundect (Fundação de Apoio do Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Fonte: Sato Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo