“Teatro nas Férias” oferece opção gratuita de diversão para a criançada

Cena do Espetáculo ‘A Vassoura da Bruxa’ – Foto: Divulgação

Campo Grande (MS) – A Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), junto à Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, em parceria com o Grupo Unicórnio, realiza de 21 de janeiro a 19 de fevereiro o “Teatro nas Férias 2017”. Serão apresentadas cinco peças infantis para animar as férias da criançada. As apresentações acontecem sempre no Museu de Arte Contemporânea, aos sábados e domingos, a partir das 17 horas, com entrada franca. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes das apresentações.

O diretor do Grupo Unicórnio, Jair de Oliveira, disse que o projeto é importante para que as crianças possam assistir a peças de teatro, e o fato de ser no Museu, facilita a integração. “O projeto acaba dando essa oportunidade de as pessoas conhecerem o Museu. Isso traz uma transformação, toca as pessoas. E as peças teatrais possuem uma linguagem popular, para integrar todo mundo, crianças e adultos. Tem bastante movimentação, história, texto, estão todos convidados”.

Confira a programação e sinopse das peças:

Dias 21 e 22 de janeiro – 17 horas – No Marco: “A Vassoura da Bruxa”

Considerada um Clássico do Teatro Infantil Sul-Mato-Grossense, a peça conta às trapalhadas de uma Bruxa, que ao ser convidada para uma festa, descobre que sua Vassoura Voadora não funciona. Como vocês sabem, toda Bruxa que se preza usa uma vassoura mágica. A de Bruxelda tinha até nome: Grizelda. Só que um dia, do mesmo jeito que acontece com os carros e aviões, Grizelda encrencou. E agora? Como voar até o Morro da Caveira e participar do baile das Bruxas?. O Espetáculo tem também a participação de Tibúrcio (ajudante da Bruxa), um Consertador de bugigangas e uma Fada.

O Espetáculo que já foi visto por milhares de Espectadores e ganhou vários Prêmios em Festivais, segue sua trajetória de sucesso encantando a todos, com a força e a Magia de suas Personagens, bem como a intensa interatividade com a plateia.

Texto e Direção de Jair de Oliveira e no Elenco: Amélia Rocha, Breno Lucas, Wilson de Faria e Jair de Oliveira

Dias 28 e 29 de janeiro – às 17 horas – No Marco: “A Roupa Nova do Imperador”

Cena do Espetáculo ‘A Roupa Nova do Imperador’ – Foto: Divulgação

Há muitos e muitos anos havia um Imperador tão apaixonado pelas roupas novas, que gastava com elas todo o dinheiro que possuía. Pouco se incomodava com seus soldados, com o Teatro ou com os passeios pelo bosque, contanto que pudesse vestir seus novos trajes. Tinha um para cada hora do dia, e, ao invés de se dizer dele o que se diz de qualquer Imperador: ‘’Está na Câmara do Conselho’’, dizia-se sempre a mesma coisa: ‘’O Imperador está se vestindo, ou desfilando’’. Até que um dia aparecem dois Alfaiates espertalhões que prometem ao Imperador a confecção de uma roupa extraordinária, feita com tecidos mágicos…

O Grupo Teatral Unicórnio, com a montagem de mais um grande Clássico da literatura Infantil, realiza uma peça de belos Figurinos e Adereços para contar a história do Imperador vaidoso.

A Roupa Nova do Imperador utiliza na trilha sonora Cantigas de Roda e a Música Clássica, investindo em recursos multimídia, com algumas Cenas interativas em Vídeos produzidos com exclusividade para o Espetáculo.

Texto e Direção: Jair de Oliveira. Elenco: Amélia Rocha, Cadu de Paula, Jair de Oliveira e Wilson de Faria.

Dias 04 e 05 de fevereiro – às 17 horas – No Marco: “Histórias do Meu Quintal”

Cena do Espetáculo ‘Histórias do Meu Quintal’ – Foto: Divulgação

“No jogo do faz de conta, a criança passa por várias etapas do teatro: é a personagem que ela quer, no cenário que ela escolhe, com o figurino que improvisa ou imagina”.

Assim acontece em Histórias do Meu Quintal. O pretexto é buscar material para um trabalho escolar, que acaba resultando em momentos incríveis, com Téo e Nino dando asas à imaginação, transformando objetos e viajando pelos contos de fadas, com muita música e aventuras quixotescas.

Texto e Direção: Jair de Oliveira. Elenco: Amélia Rocha, Wilson de Faria, Jair de Oliveira, Breno Lucas, Denis Edu e Luana Vilela.

Dias 11 e 12 de fevereiro – às 17 horas – No Marco: “O Sapo Encantado e Outras Histórias”

Cena do Espetáculo ‘O Sapo Encantado e Outras Histórias’ – Foto: Divulgação

A Peça é composta de três histórias curtas, unindo Conto-de-Fadas, o Folclore e a Magia do Circo. O Espetáculo ganhou os Prêmios de Melhor Iluminação, Cenário, Ator, Atriz, Direção e Melhor Espetáculo Infantil no XXVII Festival Sul-Mato-Grossense de Teatro.

O Sapo Encantado… O que pode acontecer quando uma bela Princesa, brincando, deixa cair no Brejo uma bolinha de ouro? Numa adaptação do clássico dos Irmãos Grimm, o Sapo pega a bolinha para a Princesa, que lhe dá em troca um beijo salvador. Então acontece aos olhos do espectador uma completa transformação de Sapo em Príncipe.

Sopa de Pedra – Pedro Malasartes, conhecido personagem do Folclore apronta mais uma das suas peripécias. Andando sem rumo por esse mundão de meu Deus, cansado e faminto, resolve pedir ajuda na casa de uma senhora que não se mostra muito disposta a ajudá-lo. Pedro resolve então colocar em prática, a receita de uma suculenta sopa de pedra.

Circo da Imaginação – O Circo da Imaginação apresenta ao respeitável público uma atração de muito peso. O Elefante Lindinho realiza números de tirar o fôlego com a participação da plateia, terminando com uma dança que tem um final surpreendente!

Com Texto e Direção de Jair de Oliveira a peça tem no Elenco os Atores:   Amélia Rocha, Wilson de Faria, Jéssica Breno Lucas e Jair de Oliveira.  

Dias 18 e 19 de fevereiro – às 17 horas – no Marco: “A Onça Pintada Põe as Patas na Estrada”

Cena do Espetáculo ‘A Onça Pintada Põe as Patas na Estrada’ – Foto: Divulgação

A Peça fala da importância da preservação do meio ambiente, contando a história da Onça Pintada, que cansada de ser perseguida pelos caçadores, decide viajar um pouco, conhecer outros lugares. Para esta aventura convida “seo” Macaco, que fica logo entusiasmado pela ideia. Os decididos viajantes chegam perto da cidade, e o Macaco, curioso como ele só, convence “dona” Onça a dar um passeiozinho por lá. Começa aí uma grande confusão, quando eles se deparam com algumas personagens, como o bêbado, o Policial, um Cachorro, vendedores de animais e Motoristas malucos. Vale a pena conferir mais esta Produção do Grupo Unicórnio, que há 30 anos vem enriquecendo a cena do Teatro para Crianças em Mato Grosso do Sul.

Texto e Direção: Jair de Oliveira – Elenco: Amélia Rocha, Wilson de Faria, Breno Lucas e Jair de Oliveira.

************

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo