Período de férias determina ritmo no preço da arroba em MS

Foto: Divulgação

O ano começou com boa perspectiva para a pecuária em Mato Grosso do Sul. A primeira quinzena de 2017 foi marcada pela recuperação do preço da arroba em relação a dezembro. Enquanto o boi ficou avaliado em aproximadamente R$ 136, a vaca registra R$ 129,3. A informação faz parte do Informativo Casa Rural, divulgado pelo Departamento de Economia do Sistema Famasul.

O patamar é semelhante ao registrado no mesmo período de 2016 e próximo também dos números anunciados no início de dezembro do ano passado, com leve alta 0,6% para o boi e redução de apenas 0,3% para a vaca.

De acordo com a analista econômica do Sistema Famasul, Eliamar Oliveira, a principal justificativa é a oferta reduzida de animais no período de férias. “Muitos criadores de gado ainda não retornaram ao mercado após o recesso, com isso, o volume menor de negócios acaba restringindo a oferta de animais”, explica Eliamar reforçando que os preços já começam a refletir a falta de perspectiva para o consumo e a possibilidade de aumento da oferta, ainda que seja pontual, com o retorno dos pecuaristas ao mercado.

O ritmo do consumo ainda é lento e pode ser fator determinante na valorização do preço. “A demanda ainda não mostrou reação positiva o que limita a elevação do preço da arroba e pode inclusive pressioná-la para baixo”, acrescenta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo