PM e ITEP realizam operação nas penitenciárias do Rio Grande do Norte

Policiais militares mantém os detentos nus no pátio da penitenciária, enquanto é feita a vistoria nas celas – Foto: Adriano Abreu/Tribuna do Norte

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte divulgou na tarde deste domingo (15/01), a informação de que policiais da corporação, juntamente com técnicos do Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP), estão realizando uma operação na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, onde ocorreu uma rebelião que causou a morte de vários detentos. O número oficial de vítimas fatais não foi divulgado, mas um dos agentes penitenciários, que preferiu não se identificar, disse que são mais de 10 mortos.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação do Comando Geral da Polícia Militar (CGPM), os policiais militares ficarão responsáveis por realizar uma vistoria minuciosa nas celas da penitenciária, tendo todos os presos que sobreviveram, sido colocados no pátio completamente nus.

A rebelião foi controlada pelos policiais na manhã de hoje, por volta das 10h45min (horário de Brasília) e terminou oficialmente as 14h05min (horário de Brasília), quando os detentos que sobreviveram foram dominados e obrigados a se despirem, permanecendo no pátio até o término da vistoria nas respectivas celas.

Um caminhão-frigorífico foi contratado para armazenar os corpos que foram levados para o Instituto Médico Legal (IML). Médicos legistas dos Estados do Ceará e da Paraíba foram chamados para auxiliar nos exames necroscópicos e na identificação dos detentos.

O chefe de gabinete do ITEP, Thiago Tadeu, disse que o órgão está preparado para receber cerca de 150 corpos, mas até o momento foi confirmada a morte de 25 pessoas. Oficialmente o Governo do Rio Grande do Norte confirma a morte de apenas 10 pessoas.

Rebelião na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Natal (RN), deixa pelo menos 25 mortos – Foto: PM/RN – Divulgação

Neste momento chega à redação do Campo Grande Notícias, a informação de que o caminhão-frigorífico está no pátio do ITEP, e que os corpos serão levados nos ‘rabecões’ e carros de perícia técnica.

A rebelião na Penitenciária Estadual de Alcaçuz acabou oficialmente após as 14h25min (horário de Brasília). Os detentos haviam se rebelado as 17h05min (horário de Brasília) de sábado (14/01), tendo a Tropa de Choque da Polícia Militar entrado no presídio logo depois, sem disparar um único tiro.

O Governo do Estado informou que os detentos foram mortos pelos próprios colegas de cela, provavelmente por serem de gangues rivais. A rebelião começou com uma briga entre os presos dos pavilhões 4 e 5, tendo a confusão rapidamente se espalhado por outros pavilhões.

O diretor do presídio disse em entrevista coletiva, que as facções criminosas no Estado permanecem separados, em pavilhões distantes um do outro.

A Penitenciária Estadual de Alcaçuz fica localizada na Grande Natal, e é o maior presídio do Estado. Moradores próximos afirmaram estar com medo da situação, principalmente em decorrência das fugas que ocorreram. A Polícia Militar não confirmou a informação.

A Polícia Militar teve dificuldades para fazer o cerco da penitenciária, porque muitos familiares dos detentos queriam entrar e tentavam agredir os policiais, que tiveram que usar a força para conter as pessoas.

Agentes penitenciários que estavam de folga foram chamados para ajudar a conter os detentos. Todos serão identificados.

Com informações da Assessoria de Comunicação do CGPM/RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo