Preço de material escolar apresenta variação de até 433% em Campo Grande (MS), diz Procon

Os preços dos materiais escolares em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul tiveram um aumento significativo este ano, e a variação é de 433,33%, segundo pesquisa da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS) divulgada nesta quinta-feira (05/01).

De acordo com os dados da pesquisa, o apontador foi o item que registrou a maior variação de preço. A orientação do Procon é para que os consumidores pesquisem os preços nas lojas antes de efetuar as respectivas compras.

O levantamento de preços foi feito entre os dias 23 e 28 de dezembro de 2016, em oito estabelecimentos comercial de Campo Grande, entre livrarias e papelarias. Ao todo, foram pesquisados os preços de 127 itens, como: caderno, lápis, apontadores, borrachas, canetas, colas, giz de cera, mochilas, entre outros.

O item que apresentou a maior oscilação de preços foi o apontador de plástico simples (de um furo), cuja variação foi de R$ 0,15 a R$ 0,80, dependendo do estabelecimento comercial.

Além do apontador, compõem a lista de material escolar exigido pelos estabelecimentos de ensino, a fita dupla face (425%); caderno de desenho grande espiral (409,43%), apontador plástico simples (393,33%); caixa de caneta hidrocolor pequena com 12 unidades (317,46%); papel de presente (316,67%); corretivo líquido (312,84%); fita durex (300%); estojo com zíper simples (284,62%); e caixa de lápis de cor grande com 24 unidades (284,62%).

O objetivo do Procon ao divulgar a pesquisa, segundo a superintendente Rosimeire Cecília da Costa, é o de oferecer aos consumidores uma oportunidade para comparar os preços, decidindo em qual loja comprar.

Para conferir a íntegra da pesquisa do Procon, basta clicar aqui.

 

Com informações da Assessoria do Procon/MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo