Incêndio atinge fábrica de fertilizantes em Cubatão (SP)

Foto: Corpo de Bombeiros/SP – Divulgação

Um incêndio de médias proporções está atingindo na tarde desta quinta-feira (05/01) uma unidade da Vale Fertilizantes, que fica localizada às margens da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, em Cubatão, no Estado de São Paulo. Ainda não há informações sobre vítimas, mas a fumaça alaranjada liberada na atmosfera pode ser tóxica.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação do Comando Geral da Polícia Militar (CGPM), o incêndio começou por volta das 14h25min (horário de Brasília), na Unidade 2 da empresa, que foi isolada e evacuada. Acredita-se que as chamas tenham começado na correia transportadora de materiais.

Ao todo, 13 viaturas do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas. Participam do combate ao fogo, militares dos quartéis de Cubatão, São Vicente, Guarujá e Santos. Por precaução, moradores próximos foram aconselhados a saírem imediatamente de suas casas, devido a fumaça tóxica.

Segundo informações de um dos bombeiros que participam da operação, e que pediu para não ser identificado, há vazamento de nitrato de amônia e ácido sulfúrico.

Funcionários da empresa e de estabelecimentos comerciais próximos foram orientados a deixar o local. Moradores da Comunidade Mantiqueira estão sendo retirados de suas casas e sendo levados para abrigos públicos.

Representantes da Defesa Civil, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) do Polo Industrial estão no local acompanhando o trabalho dos bombeiros.

Médicos e especialistas afirmam que a fumaça desprendida pelo incêndio é tóxica, e que ela pode causar irritação nos olhos e na garganta. É importante que todos se mantenham afastado da região, principalmente crianças e idosos.

Até o momento as autoridades não sabem informar o que teria causado o incêndio, mas as investigações já começaram. Peritos da Polícia Civil chegaram neste momento ao local.

Com informações da Assessoria de Comunicação do CGPM/SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo