Atentado a bomba mata pelo menos 2 pessoas na Turquia

Foto: Turkey Watch/Twitter

Um atentado a bomba ocorrido na manhã desta quinta-feira (05/01), por volta das 11h05min (horário de Brasília), na cidade de Izmir, no litoral Sul da Turquia, causou a morte de pelo menos duas pessoas e deixou outras sete feridas. Ainda não há informações sobre os suspeitos e nenhum grupo assumiu a autoria do ataque.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o atentado aconteceu nas proximidades de um Tribunal de Justiça, tendo dois suspeitos se aproximado do local em um carro-bomba, que explodiu logo depois.

O prefeito de Izmir, Erol Ayyildiz, disse que as duas vítimas fatais são um policial e um funcionário do tribunal. Ainda segundo ele, o carro-bomba foi detonado a distância.

Informações preliminares revelam que policiais turcos teriam visto três suspeitos nas imediações do Tribunal, mas ao se aproximarem foram recebidos com tiros. Houve confronto tendo um suspeito sido morto e um policial ficado ferido.

Há relatos, ainda não oficialmente confirmados, de que dois suspeitos teriam conseguido fugir do local e de que buscas estão sendo realizadas em toda a região.

Equipes de resgate e membros das Forças de Segurança rapidamente chegaram ao local do ataque, que foi isolado e cercado. A explosão aconteceu na porta de entrada do tribunal, utilizada por promotores e juízes.

As autoridades turcas acreditam que o ataque tenha sido planejado e realizado por rebeldes curdos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que tentam se separar da Turquia.

Os primeiros elementos indicam que o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) está por trás do ataque“, disse Erol Ayyildiz em entrevista coletiva.

O Jornal ‘Hurriyet’ informou agora a pouco que o Ministério das Comunicações da Turquia determinou uma censura prévia a todos as mídias, incluindo emissoras de TV, jornais, rádios e sites do país. Não se pode divulgar informações sobre o atentado terrorista de hoje.

A cidade de Izmir possui cerca de 2 milhões de habitantes e é a terceira maior da Turquia. Ela fica localizada as margens do Mar Egeu e é muito procurada por turistas estrangeiros.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo