Incêndio florestal atinge o Centro do Chile e destrói cerca de 150 casas

Foto: Luís Hidalgo/AP

Um incêndio florestal está atingindo desse a noite de segunda-feira (02/01) a Região Central do Chile, causando destruição de mata nativa e de residências. Ao todo, 150 casas já foram destruídas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o fogo teve início na cidade costeira de Valparaíso, mas as causas do incêndio ainda são oficialmente desconhecidas.

Autoridades chilenas determinaram a remoção imediata de 420 pessoas, que foram levadas para abrigos públicos. Ginásios e escolas também estão sendo utilizados para abrigar as pessoas que deixaram suas residências.

Ao todo, 50 brigadas de incêndio foram mobilizadas, mas elas estão tendo dificuldades para controlar e debelar as chamas, devido às fortes rajadas de vento. O fogo está se alastrando muito rapidamente.

Bombeiros de cidades vizinhas foram chamadas para ajudar no combate às chamas, que podem se alastrar para outras províncias. Voluntários também estão ajudando os bombeiros e as brigadas.

Por causa da densa fumaça, estradas e rodovias foram fechadas e o tráfego de veículos proibido, principalmente em Valparaíso. As pessoas estão tendo dificuldades para respirar e os hospitais da região estão lotados com moradores que reclamam de problemas respiratórios.

O ministro do Interior do Chile, Mahmud Aleuy, disse em entrevista coletiva, que 19 pessoas ficaram levemente feridas e que cerca de 500 casas correm sérios riscos. Os moradores estão tentando retirar seus objetos das residências.

Por causa do incêndio, o fornecimento de energia elétrica foi suspenso em várias regiões, afetando cerca de 50 mil pessoas. Em algumas áreas ela já foi restabelecida.

Neste momento chega à redação do Campo Grande Notícias, a informação de que o incêndio começou em um clube de pesca que fica localizado na Região de Valparaíso.

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram uma grande coluna de fumaça negra emanando de uma das colinas de Valparaíso, encobrindo o céu azul sobre as águas do Oceano Pacífico.

As autoridades chilenas disseram ainda que o lixo acumulado nas encostas de Valparaíso ajuda a propagar as chamas, e que funcionários públicos estão tentando retirar esse material com o objetivo de levá-lo para um depósito.

Não temos nenhum jeito de evitar que pessoas joguem lixo nas sarjetas de Valparaíso. Nós insistimos que não é apenas o serviço público civil que tem que fazer trabalho preventivo. As pessoas também têm”, disse Aleuy.

Em 2016, uma seca extrema no Centro do Chile causou uma série de incêndios florestais na região, obrigando as autoridades a determinarem a remoção de centenas de pessoas, incluindo próximo a capital Santiago.

A cidade de Valparaíso possui atualmente cerca de 285 mil habitantes, e fica localizada na Região Metropolitana de Santiago. Construída em íngremes encostas repletas de pinheiros, é suscetível a incêndios.

Em 2014, um incêndio florestal atingiu a Região de Valparaíso, causando a morte de 13 pessoas e destruindo cerca de 2 mil casas.

Com informações da Agência Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo