Síria e Rússia anunciam novo cessar-fogo em Aleppo

Crianças e adolescentes sírios são vistos carregando armas no Norte de Aleppo, na Síria – Foto: Reuters

Os governos da Síria e da Rússia anunciaram nesta quinta-feira (29/12) um novo cessar-fogo em Aleppo, sendo que a trégua pode ser estendida para todo o país. O objetivo da medida é o de permitir a saída de civis que se encontram cercados em algumas regiões onde os confrontos prosseguem intensamente.

O Comando Geral do Exército e as Forças Armadas da Síria concordaram com o cessar-fogo, desde que os rebeldes também o respeitem. A previsão é que a trégua se inicie oficialmente a meia-noite desta sexta-feira (30/12).

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o cessar-fogo exclui duas organizações consideradas terroristas, como o Estado Islâmico (EI) e a Frente da Conquista do Levante (antiga Frente al-Nusra, braço sírio da Al-Qaeda).

A Frente da Conquista do Levante apoia os rebeldes sírios, que lutam para derrubar do poder o presidente/ditador Basar al-Assad. A medida também visa permitir a saída de rebeldes em áreas que estão sob intenso bombardeio aéreo.

As autoridades sírias e russas pretendem com o cessar-fogo preparar a retomada de cidades em poder dos rebeldes e, se possível, preparar o país para que haja uma solução política para a Guerra Civil que assola o país.

O Departamento de Estado dos Estados Unidos (EUA) preferiu não se manifestar sobre o assunto (cessar-fogo), afirmando apenas que o conflito na Síria somente será resolvido quando Bashar al-Assad deixar o poder.

A trégua foi anunciada pelo presidente russo Vladimir Putin, principal aliado de Bashar al-Assad. O Governo da Turquia, aliado dos rebeldes, decidiu apoiar o cessar-fogo, alegando tratar-se de ajuda humanitária por permitir a saída de civis.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo