Guimarães Rocha lança, em três municípios Mato-Grossenses, ‘Coronel Abid – A História’

Guimarães Rocha, acadêmico, poeta e escritor – Foto: Facebook/Divulgação

O acadêmico, poeta, escritor, professor, fomentador cultural e historiador, Guimarães Rocha estará lançando nos municípios mato-grossenses, ainda neste ano de 2016, Rondonópolis (14 de dezembro); Cuiabá (A capital, 15 de dezembro) e Cáceres (16 de dezembro) a segunda edição, revista e atualizada, do livro “Coronel Adib – A História”, com selo de publicação da Life Editora, numa promoção do Grande Oriente do Brasil – Oriente de Mato Grosso, promoção do seu Grã-Mestre  Brasil, Antônio Francisco dos Passos; apoios da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso e da Associação dos Oficiais; Grande Oriente de Mato Grosso do Sul; da Academia Maçônica de Letras de Mato Grosso do Sul; também, da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras. Toda venda será destinada para a Maçonaria de cada oriente, a qual fará doação para uma instituição de caridade que será anunciada pelas lojas.

Para o protagonista, Coronel Adib, que estará presente em magno evento, entregar estes livros à sociedade mato-grossense soa como tributo a sua terra natal, o amor e o carinho à sua gente, eis que, em Cuiabá/MT, cursou a Academia de Oficiais da PM de Mato Grosso, onde teve início a sua brilhante carreira, com forte formação e disciplina. Em Rondonópolis/MT, onde, hoje, é nome de uma ala de shopping, colocou ordem de acordo com as necessidades que o tempo exigia.

Guimarães Rocha possui uma publicação nacional dos recordes e o reconhecimento do Rank Brasil, que certificou os feitos do poeta e escritor (www.rankbrasil.com.br) com:

1º- Maior tempo ininterrupto declamando poemas de autoria própria sem repetições.

2º- Maior número de livros poéticos lançados simultaneamente.

Também realizou o projeto continuado “ A Arte de Ler e Escrever” em vinte municípios sul-mato-grossenses. Projeto que é um convite à leitura e instigação para o ato de escrever

Segundo o Dr. Fadel Tajher Yunes – Acadêmico fundador da Academia Maçônica de Letras de Mato Grosso do Sul: “Ler sobre as histórias ocorridas no estado de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, sempre é uma viajem ao tempo e a um passado que está presente a todo instante. Certamente servirá muito mais as novas gerações valorosos conhecimentos do passado histórico”.

Para o jornalista Gutemberg Honorato de Moura esta obra “Agora, joga luz viva reanimando memórias a respeito de Adib Massad uma referência policial do país, venha, Guimarães! Seus amigos de espirito lhe comovem e estimulam a continuar trazendo, às braçadas, conteúdo do saber e de cultura, da consciência cidadã, dos mais preciosos valores humanos de esclarecimento e formação sadia, nestes dias em que a invigilância, a antiética, a malícia, os golpes de esperteza, o futuro, o roubo, os atentados de toda sorte, o assassinato, desafiam a nossa civilização”.

Na apresentação da professora Enilda Mougenot Pires: “Coronel Adib Massad – Retrospectiva que faz História o verdadeiro policial em suas raízes mais profundas. A leitura da obra de Guimarães Rocha intitulada Coronel Adib: a História nos permite ter contato com uma biografia notadamente datada do Coronel Adib Massad. ”

Nesta nova edição, o prefácio do presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, Reginaldo Alves de Araújo, emociona ler a quem o autor dedicou o livro: ‘Aos policiais que morreram no estrito cumprimento do dever’. A obra é a consolidação do chamado movimento de História Nova – corrente que aponta novos métodos e novas linguagens na escrita da história.

Na visão do professor, escritor, colunista e acadêmico José Pereira Lins (in memória), Guimarães usou de seus artifícios poéticos para nos mostrar uma linguagem rica e inovadora que para cada capitulo destinou um poema. Tendo como única preocupação a transparência da verdade.

Para o professor, escritor, poeta e jornalista Adelaido dos Anjos, “pela visão aguçada e histórica de Guimarães Rocha, ‘Coronel Adib – A História’ não se trata apenas de uma simples obra biográfica, haja vista a narrativa epopeica de um homem que viveu no estrito cumprimento do dever policial, com o áureo lema de “Servir e Proteger”, com denodo e integridade, na luta tenaz e no contínuo árduo trabalho para a erradicação do mal em prol do cidadão do bem. Coronel Adib não foi um homem de palavras apenas, mas um profissional de fatos eficazes. Guimarães Rocha, com maestria e desenvoltura, não se restringiu em somente traçar um perfil, pois em se fazendo tão-só isto, seria sombrear o protagonista do seu livro, mas o apresenta com toda a compostura, autenticidade e o ser digno de um livro, não um opúsculo”.

Guimarães Rocha, formado em Letras pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (FUCMT), hoje UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), e pós-graduado, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Fundamentos da Educação, Concentração Filosófica. Ministra o curso “A Arte de Ler e Escrever”; possui 23 livros publicados; lançou o CD-Encanto, com direção musical de Vandi Barreto; protagonista do filme “O Policial e o Poeta”, dirigido por Celito Espíndola; fundou em 1985 a União Brasileira de Escritores (UBE/MS), da qual foi presidente. É membro, também, das academias: Sul-Mato-Grossense de Letras; Academia Maçônica de Letras e Academia de Literatura e Estudos de Corumbá/MS. É professor de literatura com experiência de mais de 18 anos em sala de aula. Afirma, o autor que “vive um momento muito feliz pelo alcance de seus trabalhos realizados em prol da literatura do estado de Mato Grosso do Sul e além-fronteiras.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo