Ameaça de bomba obriga piloto a desviar avião da Lufthansa para Nova York (EUA)

Avião da Lufthansa que fazia o voo 441, cujo piloto precisou desviar a rota nesta segunda-feira (12/12) para Nova York (EUA) devido a uma ameaça de bomba – Foto: Ralph Orlowski/Reuters

Um avião da Lufthansa que seguia do Texas (EUA) para Frankfurt (Alemanha) teve que ser desviado na noite desta segunda-feira (12/12), por volta das 20h350min (horário local), para o Aeroporto Internacional de Nova York, após o piloto ter sido avisado que havia uma bomba dentro da aeronave. Nenhum explosivo foi encontrado.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o piloto do voo 441, de Houston (EUA) para Frankfurt (Alemanha) decolou normalmente do aeroporto e durante a viagem foi avisado pela torre de controle de que poderia haver explosivos dentro da aeronave.

Ele foi orientado a seguir para o Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova York, onde aterrissou em uma área isolada. Todos os passageiros e tripulantes desceram rapidamente do avião, que foi cercado pela polícia e bombeiros.

Agentes do FBI (Polícia Federal dos EUA), estiveram no local acompanhando a vistoria na aeronave feita por policiais do esquadrão antibombas. Nenhum explosivo, no entanto, foi localizado e as autoridades constataram que havia sido uma falsa ameaça de bomba.

O porta-voz da Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey, Steve Coleman, disse em entrevista coletiva que nenhum passageiro e/ou tripulante ficou ferido durante a descida do avião, e que todos foram levados a uma área segura do aeroporto. Posteriormente, todos foram acomodados em hotéis.

Uma fonte do FBI, que preferiu não se identificar, disse que a ameaça de bomba foi feita por telefone à sede da Companhia Aérea Lufthansa, que imediatamente avisou a Torre de Controle do aeroporto, que decidiu avisar o piloto, autorizando a realizar uma aterrissagem de emergência.

Uma passageira que estava dentro do avião, e que também pediu anonimato, disse à Agência de Notícias Reuters que o incidente aconteceu duas ou três horas após a decolagem, quando o piloto avisou a todos que o voo teria que ser desviado para Nova York devido a uma ameaça de bomba.

Ela relata que não houve pânico e que durante a aterrissagem, todos permaneceram sentados em suas respectivas poltronas. Após o pouso, todos foram orientados a permanecerem em seus lugares, enquanto policiais entravam na aeronave.

Os passageiros e tripulantes foram descendo um a um do avião, sem poder levar nenhuma bagagem, nem mesmo as de mão. Todas foram revistadas e, posteriormente, entregue aos proprietários.

As operações no Aeroporto de Nova York não foram afetadas durante o incidente, tendo os pousos e decolagens ocorrido normalmente. Nenhuma dependência do aeroporto precisou se isolada.

Com informações da Agência Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo