Estado Islâmico retoma controle da cidade histórica de Palmira, na Síria

Arco do Triunfo em Palmira (Tadmur), na Síria, um dos monumentos danificados pelos jihadistas do Estado Islâmico – Foto: Agência Efe / Divulgação

O Estado Islâmico (EI) conseguiu retomar na madrugada deste domingo (11/12), após intensos combates, o controle da cidade histórica de Palmira, no Norte da Síria. Foram quatro dias de intensos combates, tendo soldados do Exército Sírio sido expulsos da cidade, cujas ruínas greco-romanas foram declaradas Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco (Organização para a Educação, a Ciência e a Cultura).

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o EI havia sido expulso da cidade há oito meses, e desde então vinham travando combates para retomar o controle do local.

Segundo informações do diretor do Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), Rami Abdul Rahman, jihadistas do Estado Islâmicos já controlam em quase totalidade a cidade de Tadmur (nome árabe de Palmira).

Além das ruínas históricas, os jihadistas já se apoderaram das ruínas históricas, das vilas próximas e do aeroporto da cidade. Alguns civis que haviam retornado para suas casas voltaram a fugir, enquanto outros foram detidos.

Informações preliminares revelam que os soldados sírios deixaram a cidade depois do avanço dos jihadistas, que estavam em maior número. Durante os combates, 120 soldados do Exército Sírio morreram e outros 45 ficaram feridos.

Rami Abdul Rahman revela que os parte dos soldados sírios haviam deixado a cidade de Palmira desprotegida para lutar contra os rebeldes em Aleppo, a pedido do presidente/ditador Bashar al-Assad.

Diante do avanço dos jihadistas do EI e da fuga em massa dos militares sírios, os russos ameaçam bombardear a cidade de Palmira, incluindo as edificações e os sítios arqueológicos.

A cidade de Palmira havia sido libertada no dia 27 de março deste ano, após 10 meses ocupada pelos jihadistas do EI, que destruíram diversas templos e ruínas históricas.

As três torres funerárias do século I d.C, o Templo de Bel, o Templo de Bal Shamin e o Arco do Triunfo foram dinamitados pelos jihadistas.

A conquista de Palmira pelo Estado Islâmico em 20 de maio de 2015, chamou a atenção da Comunidade Internacional para a destruição dos sítios arqueológicos na Síria e no Iraque.

Com informações das Agências EFE e AFP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo