Com ajuda de Professor Rinaldo, MS ganhará primeira “Sala Lilás”

Dr. Eduardo Carvalho (Perito criminal/MS), Dra. Luciana Azambuja (Subsecretaria Estadual de Políticas para as Mulheres), Dra. Andrea Brochier (coord. do Projeto Sala Lilás) e Dep. Prof. Rinaldo (PSDB) - Foto: Ely Silveira

Dr. Eduardo Carvalho (Perito criminal/MS), Dra. Luciana Azambuja (Subsecretaria Estadual de Políticas para as Mulheres), Dra. Andrea Brochier (coord. do Projeto Sala Lilás) e Dep. Prof. Rinaldo (PSDB) – Foto: Ely Silveira

A coordenadora do projeto “Sala Lilás”, a perita criminal gaúcha Andrea Brochier Machado, esteve no gabinete do Deputado Professor Rinaldo (PSDB) nesta sexta-feira (02) para agradecer o líder do Governo pelo empenho nas causas de defesa da mulher. Através de emenda parlamentar destinada pelo deputado, o Estado de Mato Grosso do Sul ganhará sua primeira “Sala Lilás”, que será instalada no Instituto Médico-Odontológico Legal (IMOL), em Campo Grande.

A “Sala Lilás” foi criada dentro do Instituto Geral de Perícias (IGP), em Porto Alegre/RS, com o objetivo de oferecer atendimento especializado à mulher vítima de violência. Segundo a corregedora-geral do IGP e coordenadora do projeto, Andrea Brochier Machado, “a proposta não é apenas uma sala, cujas paredes foram pintadas nessa cor, mas um local de acolhimento da mulher que passou por qualquer tipo de violência doméstica e com a segurança de que ninguém saberá qual foi a violência que sofreu, não colocando a vítima em situações de constrangimento e trabalhando em favor da dignidade da mulher”, explicou. Além do acolhimento humanizado, a Sala tem a função de qualificar a coleta de provas para materialidade do crime no processo, contribuindo, assim, com a responsabilização do agressor.

Andrea estava acompanhada da subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres de Mato Grosso do Sul, Luciana Azambuja Roca, que destacou a Lei nº 4.784/2015 que insere no Calendário Oficial de Mato Grosso do Sul o Dia Estadual de Mobilização pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, a ser lembrado anualmente em 25 de novembro e os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres que se iniciaram no dia 25 de novembro e se estendem até o dia 10 de dezembro; além do Projeto de Lei nº 166/2016, que inclui no calendário estadual o Agosto Lilás e o programa “Maria da Penha vai à Escola”. “A Lei nº 4.784/2015 e o Projeto de Lei nº 166/2016 são de autoria do Deputado Professor Rinaldo, que tem dado grande apoio às ações pelo fim da violência contra a mulher no Estado”, disse Luciana Azambuja.

Professor Rinaldo ressaltou a importância do projeto Sala Lilás, “o objetivo deste projeto é oferecer um atendimento humanizado e respeitoso para as mulheres vítimas de violência, numa sala acolhedora e adequadamente equipada”. O espaço será destinado a acolher mulheres vítimas de violência, terá atendimento médico, policial, psicossocial, e em anexo funcionará uma sala do IML para exames de corpo de delito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo