Homens de Jaraguari vencem preconceito e participam de ação preventiva do Senar/MS

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

“Um levantamento realizado pelo Datasus – Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde identificou que, em média, 62 mil casos de câncer de próstata são confirmados a cada ano no Brasil. Outro fator preocupante é que os números apontam para um homem morto a cada 38 minutos em razão da doença”. A explicação é do médico urologista, Márcio Molari, em palestra ministrada nesta quarta-feira (30), durante a 1ª edição do programa ‘Saúde do Homem e da Mulher’, idealizado pelo Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, no município de Jaraguari.

Com apoio do Sindicato Rural, Prefeitura Municipal, Secretaria municipal de Saúde e SBU – Sociedade Brasileira de Urologia foram realizados mais de 150 atendimentos no período matutino, sendo que deste total, 80% foram do público masculino. Os agendamentos foram realizados na Unidade de Saúde Família I e ofereceram consultas com especialistas, exames de sangue (PSA) e testes rápidos de Doenças Sexualmente Transmissíveis e HIV.

A diretora-secretária do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS e coordenadora educacional do Senar/MS, Terezinha Cândido de Souza, explicou que o projeto tem o objetivo de estimular a participação da população que mora na área rural e encontra dificuldades para buscar acesso médico. “Estamos satisfeitos por todos que estão aqui e nosso intuito é aperfeiçoar cada vez mais esta ação, que auxilia na prevenção e controle de doençasque é silenciosa e só dá sinais quando está em nível avançado. Nossa meta para 2017 é promover pelo menos cinco eventos e já temos municípios interessados em sediar”, destaca.

Prevenção e cuidados – Adair Barbosa Neves, 64 anos, mora na área rural de Jaraguari e chegou às 5h30 para realizar os exames. Ele conta que ficou sabendo do evento quando foi a unidade de saúde marcar uma consulta de rotina. “Sou hipertenso e procuro controlar minha pressão arterial com frequência. Na semana passada vim aqui marcar minha consulta e fiquei sabendo da ação e não tive dúvidas em aproveitar a oportunidade, pois, quem não se cuida não pode reclamar depois”, alerta.

O produtor familiar Joaquim Batista da Silva, 65 anos, mora na comunidade Furnas de Dionísio e conta que o exame é fundamental para saúde e precisa ser visto com naturalidade pelos homens. “Não tenho vergonha, pois, na verdade estou cuidando do meu bem-estar, evitando contrair uma doença que já levou muitas pessoas à morte”, pontua.

Aposentado da construção civil, Nelson José de Souza, 69 anos mora na área urbana de Jaraguari e aproveitou que está fazendo tratamento odontológico na unidade de saúde, para atualizar os exames preventivos do câncer de próstata. “Gostei muito do evento e espero que se repita aqui no município, pois, fica difícil nos deslocarmos até a Capital para buscar tratamento”, avalia.

A coordenadora do programa Saúde do Homem e da Mulher do Senar/MS, Pauline Cury, relata que o interesse da população comprova a necessidade de programas de saúde, como o oferecido pelo Senar/MS. “Acompanhamos a carência por urologistas no município, em razão da presença maciça de pessoas, principalmente da área rural. É importante que o público masculino se conscientize do quanto é necessário prevenir doenças como o câncer de próstata”, argumenta.

As mulheres também tiveram oportunidade de realizar exames preventivos do câncer ginecológico e a dona de casa Devanir Santana da Silva, 33 anos, foi ao local junto com um grupo de vizinhos que moram na comunidade rural. “A agente de saúde que faz atendimento nas Furnas de Dionísio nos informou sobre os serviços médicos oferecidos e aproveitei para fazer meu preventivo. Para nós que moramos na área rural, um evento como este é excelente e incentiva todos a cuidarem da saúde”, conclui.

A equipe de saúde aproveitou o ensejo para atualizar o cartão de vacinas de todas as famílias presentes, tanto os adultos quanto crianças.  As mulheres contaram com um espaço de beleza e foram contempladas com uma sessão de maquiagem, enquanto os homens receberam um kit do programa ‘Saúde do Homem’.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo