Violentos confrontos deixam 25 mortos e 15 feridos em Aleppo, na Síria

Militares do Exército Sírio inspecionam danos no Bairro Masaken, em Aleppo, conquistado neste domingo (27/11) por tropas leais a Bashar al-Assad – Foto: George Ourfalian/AFP

Militares do Exército Sírio inspecionam danos no Bairro Masaken, em Aleppo, conquistado neste domingo (27/11) por tropas leais a Bashar al-Assad – Foto: George Ourfalian/AFP

A cidade de Aleppo, no Norte da Síria, voltou a ser palco de violentos combates neste domingo (27/11). Em 24 horas, três bairros controlados por rebeldes foram bombardeados e conquistados por tropas do Exército, que são leais ao presidente/ditador Bashar Al-Assad.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, os combates e os bombardeios causaram a morte de pelo menos 25 pessoas e deixaram mais de 15 feridos. Ao todo, 4 mil civis fugiram dos bairros atacados.

O diretor do Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), Rami Abdel Rahman, informou que o Exército Sírio realizou um intenso bombardeio contra os bairros de Jabal Badro e Baadin, os quais sofreram danos significativos. Escolas, hospitais e residências foram atingidas.

O Exército e seus aliados tomaram hoje o controle de Jabal Badro e, depois, o de Baadin“, disse Rami Abdel Rahman.

Tropas do Exército também atacaram o Bairro de Sakhur, cuja conquista permite ao governo dividir Aleppo Oriental em dois, facilitando a conquista de toda a cidade.

Há relatos, ainda não oficialmente confirmados, de que militares sírios teriam atirado contra mulheres e crianças que tentavam fugir de bairros controlados por rebeldes.

A Organização das Nações Unidas (ONU) voltou a condenar os ataques contra civis e exigiu das autoridades sírios que evitem a morte de mulheres e crianças.

Caso se confirme a fuga de 4 mil civis de Aleppo, o êxodo trará consequências e dificuldades para a Comunidade Internacional, que terá que alojar os refugiados.

Este êxodo, inédito desde 2012, acontece depois que tropas do exército se apoderam do Bairro de Massaken Hanano, o maior de Aleppo Oriental, região antes controlada pelos rebeldes sírios.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo