Classe C30 decide Circuito Ilhabela de Vela Oceânica

Começa neste sábado (26) a quarta e última etapa do Circuito Ilhabela (Copa Suzuki) com liderança do Caiçara na mais equilibrada das classes oceânicas.

Equilíbrio na C30 em Ilhabela (Aline Bassi / Balaio)

Equilíbrio na C30 em Ilhabela (Aline Bassi / Balaio)

São Paulo (SP) – A classe C30 mostrou ao longo da temporada de vela oceânica equilíbrio nas disputas nacionais, com a flotilha distribuída no litoral norte paulista e em Florianópolis. O Circuito Ilhabela comprova a competitividade entre as tripulações apesar de o Caiçara ter adquirido vantagem de 12 pontos sobre o segundo colocado, Caballo Loco, após dominar a terceira etapa da Copa Suzuki em setembro no Canal de São Sebastião.
Com dez vitórias em 28 regatas, o Caiçara do comandante Marcos de Oliveira Cesar pode garantir o título neste final de semana (26 e 27) por antecipação. A regata final de 2016, a tradicional Volta à Ilhabela – Sir Peter Blake, está prevista para 03 de dezembro. “Eu não gosto de falar em superioridade e nem de otimismo exagerado. Não fizemos nenhum treino depois da terceira etapa. Claro que gostaríamos de decidir o campeonato o mais rápido possível, mas a ordem a bordo é: respeitar os adversários”, afirma Marcos Cesar.

Caballo Loco na raia (Aline Bassi / Balaio)

Caballo Loco na raia (Aline Bassi / Balaio)

A previsão para o fim de semana em Ilhabela é de vento leste entre 11 e 13 nós (20 a 25 km/h) e temperatura em torno de 24°C no período da tarde, com tempo aberto. “O ideal para nós seria um vento mais forte. Sabemos administrar melhor o barco nessa condição, mas como estamos há dois meses sem velejar, é preciso cautela. A vantagem do Caiçara é segura, porém, não é definitiva”, lembra o comandante Marcos, atual campeão do Circuito Ilhabela.

O vice-líder Caballo Loco, comandado por Mauro Dottori, obteve oito vitórias nas três etapas anteriores, contra seis do +Realizado, três do Barracuda e uma do Kaikias. “Como o próprio nome já diz, o Caballo Loco sempre foi muito competitivo. Vamos colocar as ferraduras e partir para cima deles”, comenta Dottori com bom humor.”Nós vamos atacar e eles (Caiçara) irão se defender, mas a briga pelo segundo lugar está aberta e também será muito boa”, espera o comandante do Caballo Loco.

Além da C30, a Copa Suzuki, organizada pelo Yacht Club de Ilhabela (YCI), reúne as classes RGS, HPE 25, HPE 30, ORC e IRC. As primeiras regatas do dia têm largada prevista ao meio-dia. A classe C30 deve correr neste fim de semana entre quatro e seis provas, dependendo do vento. A quarta e decisiva etapa do Circuito Ilhabela é a última competição oficial da C30 antes da abertura do Campeonato Brasileiro de 2017, em fevereiro, em Florianópolis. A outra etapa será em julho, na Semana de Vela de Ilhabela.

Caiçara: liderança (Aline Bassi / Balaio)

Caiçara: liderança (Aline Bassi / Balaio)

Classificação após três etapas, com 28 regatas (seis descartes) 

  1. Caiçara (Marcos de Oliveira Cesar): 38 pontos perdidos
  2. Caballo Loco (Mauro Dottori): 50 pp
  3. +Realizado (José Luiz Apud): 56 pp
  4. Barracuda (Humberto Diniz): 67 pp
  5. Kaikias (Felipe Echenique): 72 pp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo