Incêndios florestais atingem Israel/Palestina e deixa cerca de 60 mil desabrigados

Moradores assustados correm por uma rua de Haifa, em Israel/Palestina, enquanto as chamas avançam – Foto: Ariel Schalit/AP Photo

Moradores assustados correm por uma rua de Haifa, em Israel/Palestina, enquanto as chamas avançam – Foto: Ariel Schalit/AP Photo

Uma série de incêndios florestais está atingindo Israel/Palestina há três dias e já deixou cerca de 95 pessoas feridas, a maioria em decorrência de inalação de fumaça. Cerca de 60 mil pessoas tiveram que deixar suas casas e foram levadas para abrigos públicos e/ou casas de parentes e amigos.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, as causas do incêndio ainda são oficialmente desconhecidas, mas as autoridades locais não descartam a possibilidade de atentado terrorista.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse em entrevista coletiva que qualquer incêndio provocado intencionalmente será tratado como “ato terrorista” e os culpados, sejam israelenses e/ou palestinos, serão detidos e julgados.

Já o ministro de Segurança Pública de Israel, Gilad Erdan, afirmou que a metade destes incêndios possuem origem criminosa, e que este provavelmente seria um ato criminoso.

Estamos enfrentando um terrorismo de incêndio intencional”, afirmou Gilad Erdan na noite desta quinta-feira (24/11) em entrevista a uma emissora de rádio militar.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e o ministro Gilad Erdan viajaram para as regiões mais afetadas pelo incêndio, e parabenizaram os bombeiros e voluntários que estão trabalhando no combate às chamas.

Na cidade de Haifa, a terceira maior de Israel/Palestina, cerca de 60 mil pessoas foram retiradas de suas casas. O fogo já ameaça várias residências, prédios públicos e estabelecimentos comerciais.

Uma densa fumaça já atinge a região litorânea de Haifa e já está causando problemas respiratórios em vários moradores. Todos estão sendo orientados a saírem da cidade.

Incêndios florestais atingem Israel/Palestina há cerca de três dias – Foto: Ariel Schalit/AP

Incêndios florestais atingem Israel/Palestina há cerca de três dias – Foto: Ariel Schalit/AP

Uma testemunha, a qual preferiu não se identificar, disse em entrevista que alguns moradores estão se recusando a sair de suas casas, e que bairros inteiros já foram tomados pela espessa fumaça.

O prefeito de Haifa, Yona Yahav, disse que as autoridades iniciaram a evacuação da cidade pelas escolas, universidades, asilos e presídios. Os demais moradores estão sendo orientados a sair por conta própria, já que todos possuem carros.

A cidade de Haifa possui atualmente cerca de 280 mil pessoas, entre árabes e judeus. Em 2010 a cidade foi completamente arrasada por um incêndio que deixou 44 mortos e 55 feridos.

Neste momento chega à redação do Campo Grande Notícias, a informação de que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu colocou o Exército em estado de alerta, tendo sido mobilizados dois batalhões para auxiliar no combate às chamas. Reservistas foram chamados para auxiliar os bombeiros e policiais.

Pequenos aviões-tanques foram cedidos para auxiliar no combate ao incêndio, que aparentemente está fora de controle.

Também foram detectados incêndios nos arredores de Jerusalém e nas cidades de Moddin e Talmon, além de uma colônia israelense na Cisjordânia, território palestino ocupado por Israel.

Para tentar controlar e extinguir totalmente o incêndio em Israel/Palestina, os governos da Rússia, da Turquia, da Grécia, da Itália, da Croácia, da França e de Chipre, ofereceram ajuda a Benjamin Netanyahu, que ainda não disse se aceita ou não a ajuda da Comunidade Internacional.

Os Estados Unidos, aliado de Israel, ainda não ofereceu ajuda.

Com informações das Agências France Press e Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo