Tempestade se aproxima do Caribe e autoridades decretam evacuação

Foto: EFE/Cortesia

Foto: EFE/Cortesia

O Governo da Costa Rica emitiu no fim da tarde desta terça-feira (22/11) alerta vermelho em todo o país, em decorrência de uma forte tempestade que se aproxima do Caribe. As autoridades determinaram que todo o Litoral Norte do país seja evacuado imediatamente.

A tempestade deve atingir nas próximas horas dois países, a Costa Rica e a Nicarágua. As autoridades de ambos os países já estão tomando as providências necessárias para tentar amenizar os danos a serem causados pela Tempestade Tropical Otto, que pode se transformar em furacão.

O presidente da Costa Rica, Luís Guilhermo Solís, disse em entrevista coletiva que espera contar com a colaboração de todos os moradores, afim de evitar tragédias.

Solicitamos a colaboração das pessoas. Não vamos permitir que haja pessoas em zonas de alto risco que nos faça lamentar perdas de vidas que puderam ser evitadas“, disse Luís Guillermo Solís em entrevista coletiva.

Luís Guillermo Solís disse ainda que a Tempestade Otto deve atingir principalmente a região Norte, que faz fronteira com a Nicaragua. As comunidades de Barra do Colorado, Tortuguero, Puerto Lindo, Parismina, Boca Tapada, Pacure, Las Barras, Delta Costa Rica e Isla Calero já começaram a ser esvaziadas.

O Ministério de Segurança da Costa informou que alguns moradores estão se recusando a sair de suas casas, mas que todas serão retiradas, mesmo que a força.

A maioria dessas comunidades é de difícil acesso, e a retirada de todos os moradores, cerca de 4 mil pessoas, deve ser complicada. A evacuação está sendo feita por terra, mar e ar.

Estas pessoas em zonas de risco vão ser transferidas a zonas de segurança. Não é algo simples e nem uma decisão tomada superficialmente. O impacto sobre a Costa Rica será sério“, afirmou Luís Guillermo Solís.

O Diretor do Instituto Meteorológico Nacional (IMN) de Costa Rica, Juan Carlos Fallas, disse que a previsão é de chuva forte com possibilidade de rajadas de vento de até 145 km/h.

As autoridades já determinaram o fechamento de 107 escolas na província de Limón, no Caribe.

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos está monitorando a Tempestade Tropical Otto, e também pode emitir alerta a qualquer momento.

Com informações da Agência Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo