Caminhada e manhã de orientações marcam campanha contra o AVC neste sábado na capital

Atividades são realizadas por neurologistas do Hospital Regional, estudantes e professores de Medicina das ligas de Neurologia da Uniderp e UFMS.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Neste sábado, às 7h30, acontece a ‘Caminhada contra o AVC’, na Praça Esportiva Belmar Fidalgo, para alertar a sociedade sobre o mal que gera 68 mil mortes no Brasil e 6 milhões vítimas no planeta, por ano. Desenvolvida por neurologistas do Hospital Regional, estudantes e professores de Medicina das ligas de Neurologia da Uniderp e Universidade Federal do estado, a ação faz parte da Campanha Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral, idealizada pela Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization) em outros países.

Após o evento, o grupo promove uma manhã de serviços à população. Junto com acadêmicos de Fisioterapia e Nutrição da Uniderp, realizarão cálculo de risco de AVC, aferição da pressão arterial e de frequência cardíaca, cálculo do índice de massa corpórea e exame de glicemia capilar, que consiste na retirada de uma gota de sangue da ponta do dedo para avaliar a quantidade de açúcar no organismo. Médicos e estudantes estarão à disposição para sanar dúvidas sobre o assunto e distribuirão panfletos educativos sobre sintomas e medidas preventivas.

“O AVC, também popularmente conhecido como derrame, é uma epidemia silenciosa e queremos conscientizar a população sobre suas implicações para a saúde e para a qualidade de vida, além de ensinar como reconhecer o problema e onde buscar atendimento. Faremos um alerta sobre os fatores de risco, como a hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia, fibrilação atrial, sedentarismo, obesidade, tabagismo, entre outros aspectos”, esclarece a professora do curso de Medicina da Uniderp, Aline Kozoroski Kanashiro, uma das organizadoras da iniciativa.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares, o AVC é o principal agente de incapacidade no mundo. Cerca de 70% dos indivíduos que passam pelo problema possuem sequelas neurológicas e 50% tornam-se dependentes de outras pessoas.

SERVIÇO

Campanha Mundial de Combate ao AVC

Data: 5 de novembro

Horário: das 7h30 às 11h30

Local: Belmar Fidalgo

Entrada Franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo