Mara Caseiro diz que população é peça chave no combate ao Aedes Aegypti

Deputada participou do lançamento de nova campanha realizada pelo governo do Estado contra o mosquito.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, afirmou nesta terça-feira (25) que a população é peça chave no combate ao Aedes Aegypti, que transmite doenças como a Dengue, Zika Virus e Chikungunya.

Ela representou a Casa nesta manhã, durante o lançamento da segunda etapa das ações contra o mosquito, na sede da Governadoria.

“De nada adianta o governo investir, porque se não houver a participação efetiva do cidadão não vamos conseguir exterminar o mosquito. A secretaria de Educação também tem papel fundamental, porque são as crianças e jovens que levam a informação sobre o cuidado para suas casas, ajudando a baixar os índices que tanto nos preocupam”, discursou.

Lançada oficialmente nesta manhã, a Campanha Estadual de Continuidade no Combate ao Mosquito Aedes Aegypti segue com reforço de investimentos e incentivo financeiro pago aos agentes de saúde.

Para auxiliar na “guerra contra o mosquito”, o Governo entregou 11 veículos que serão repassados aos núcleos regionais.

A Secretaria de Saúde reforçará os trabalhos de conscientização no combate ao foco de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, em especial na redução do acúmulo de resíduos nas residências e em terrenos baldios nos municípios de Mato Grosso do Sul.

O investimento na segunda etapa será de R$ 20 milhões, assim como foi em 2015.

Mara Caseiro lembrou que a Assembleia Legislativa permanece parceira das ações governamentais, e que já está fazendo sua parte no combate ao mosquito.

Este ano, a Casa participou do esforço nacional para combater as epidemias provocadas pelo Aedes Aegypti, além de criar a Frente Parlamentar de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

“A Comissão de Saúde também está o tempo todo participando das ações e procurando divulgar a importância do combate ao mosquito. Esperamos trabalhar para que não tenhamos este ano resultados como o de 2013, quando 102.026 notificações de dengue foram realizadas”, disse.

De acordo com os últimos boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde, Mato Grosso do Sul registrou do início do ano até agora 20 casos confirmados de Chikungunya, 58.484 notificações de casos de Dengue, com 19 óbitos, além de 339 casos de zika vírus confirmados, sendo 186 deles em gestantes.

“O momento exige muita responsabilidade e envolvimento de todos os poderes”, enfatizou, destacando a atuação do governo na área da saúde, mesmo com tantas críticas.

“Quando a gente trabalha, acaba sendo criticado. Sei do seu empenho pela saúde em nosso Estado. Por onde passamos, podemos ver os resultados. O senhor também tem sido destemido no combate à corrupção, e podemos dizer que está no caminho certo”, afirmou.

SALA DE SITUAÇÃO

Para o período 2016/2017, as ações de enfrentamento ao mosquito contarão com o suporte da Sala Estadual de Situação, que expandirá os seus trabalhos por meio das salas de situação regionais.

A ideia é intensificar a coleta de informações e direcionamento de equipes, em um trabalho conjunto com os municípios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo