Fenômeno da superlua acontece na noite deste domingo no Brasil

Foto: Álvaro Barbosa

Foto: Álvaro Barbosa

Na noite deste domingo (16/10) ocorrerá em todo o Brasil o fenômeno conhecido como ‘Superlua’, que acontece quando o satélite natural da Terra, ou seja, a Lua, fica mais próxima do nosso planeta.

Especialistas afirmam que a explicação deste fenômeno está no fato da órbita da Lua ser elíptica, fazendo com que a distância entre a Terra e A Lua seja menor, dando a impressão que o satélite se encontra cheio, fazendo com que ele pareça bem maior.

A distância entre a Terra e a Lua varia de acordo com os movimentos, tanto do planeta, quanto do satélite natural, sendo que a menor distância (perigeu) ocorre quando essa distância é de 362.600 km, e a maior distância (apogeu) acontece quando a distância é de 405.400 km.

A Superlua também é conhecida como ‘Lua do perigeu’ e este ano estão previstas a ocorrência de três delas, sendo que esta é a primeira delas. O próximo fenômeno está marcado para acontecer no dia 14 de novembro e o segundo no dia 14 de dezembro.

A previsão é que a Superlua do dia 14 de novembro seja a maior de todas, já que a Lua deve se aproximar muito da Terra. Especialistas calculam que o satélite somente volte a se aproximar tão perto do planeta somente no dia 25 de novembro de 2034.

Com informações das Agências Estado e Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo