Atentado deixa pelo menos 55 mortos e 43 feridos em Bagdá (Iraque)

Foto: Karim Kadim/AP

Foto: Karim Kadim/AP

Um ataque suicida contra fiéis xiitas ocorrido neste sábado (15/10) em Bagdá, capital do Iraque, causou a morte de pelo menos 55 pessoas e deixou outras 43 feridas. O número oficial de vítimas pode aumentar nas próximas horas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, as autoridades iraquianas ainda não sabem que praticou o atentado, mas o porta-voz do Estado Islâmico (EI) já reivindicou a autoria do mesmo.

O atentado aconteceu durante uma celebração religiosa da Ashura, que estava sendo realizada no Bairro de Al Shaab, no Nordeste de Bagdá. A área é de maioria xiita.

Equipes de resgate e policiais estão no local, que permanece isolado e cercado. Somente viaturas oficiais podem entrar na região e a imprensa está sendo mantida a distância.

As autoridades de saúde acreditam que o número de mortos e feridos deve aumentar nas próximas horas, porque o local estava lotado e muitas vítimas ainda permanecem sob os escombros.

Foto: Ahmed Saad/Reuters

Foto: Ahmed Saad/Reuters

O Iraque tem sofrido nos últimos meses vários ataques, desde que o governo decidiu retomar a cidade de Mosul, que ainda se encontra sob o controle do Estado Islâmico. Os ataques dos jihadistas tem um único objetivo, tentar intimidade as autoridades iraquianas.

A Celebração da Ashura lembra o aniversário do martírio do Imã Hussein, neto do profeta Maomé, que morreu no ano de 680 após ser atacado por tropas do Califa Omíada Yazid, líder sunita do Islã.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo