Incêndio atinge Parque Indígena do Xingu em MT e destrói cerca de 15% de mata nativa

Foto: Foto Vinicius Mendonça/Ibama/Divulgação

Foto: Foto Vinicius Mendonça/Ibama/Divulgação

Um incêndio de médias proporções que desde agosto vem atingindo e destruindo o Parque Indígena do Xingu, no Estado de Mato Grosso, foi controlado no último domingo (25/09) por equipes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e por militares do Corpo de Bombeiros. Ao todo, foram destruídos 310 mil hectares da área, ou seja, 15% do território.

De acordo com informações da Assessoria de Imprensa do Ibama, participam do combate às chamas cerca de 105 pessoas, incluindo 35 indígenas que foram treinados para auxiliar as equipes.

As causas do incêndio ainda são oficialmente desconhecidas, mas elas estão sendo investigadas pelas autoridades competentes. Não está descartada a possibilidade de incêndio criminoso.

As chamas foram controladas por funcionários do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama, por militares do Corpo de Bombeiros e por índios das etnias do Xingu e da Terra Indígena Xerente, do Tocantins. Brigadistas de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Rondônia também participaram da ação de combate às chamas.

A falta de chuva na região também contribuiu para que as chamas se alastrassem rapidamente, dificultado os trabalhos das equipes.

O Parque Indígena do Xingu foi criado em 1961 pelo então presidente Jânio Quadros Possui cerca de 26 km² e abriga 16 povos indígenas.

Com informações da Assessoria de Imprensa do IBAMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo