ASL apresenta Recital e Concerto de Violão Clássico nesta quinta-feira

Com entrada franca, evento da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras apresenta Recital e Concerto de Violão Clássico nesta quinta.

Será nesta quinta-feira (29/09), a partir das 19h, na Sala Rubens Corrêa (Centro Cultural Octávio Guizzo – Rua 26 de Agosto, 453 – nas dependências do Teatro Aracy Balabanian) o evento cultural ‘Chá Acadêmico – da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras’, que trará um imperdível espetáculo musical, com concerto de violão clássico, interpretações de canções e recital poético. No seleto repertório composições de autores como Bach, Villa Lobos e Dilermando Reis, e outros.

O convidado desta edição do mês é o violonista Marcelo Fernandes, doutor em música (pela USP) e professor da UFMS, que baterá um papo intimista com o público, falando da sua obra e trajetória, e apresentará peças clássicas de violão solo.  Juntamente com Marcelo Fernandes também se apresentarão no evento: Ana Lúcia Gaborim, professora de Música da UFMS e Doutora em Regência Coral pela USP, que interpretará canções; e Geraldo Vicente Martins, doutor em Linguística e Semiótica, que recitará poemas.

 Marcelo Fernandes é um dos principais nomes do violão contemporâneo, vencedor de vários concursos de interpretação instrumental. Há anos empreende frutífera carreira internacional, realizando recitais e masterclasses em teatros, instituições de ensino musical nos Estados Unidos, Espanha, França, Suíça, Portugal, Colômbia, Chile, Bélgica e Alemanha, tendo feito a estreia europeia da obra integral para violão de Camargo Guarnieri – objeto de pesquisa de seu doutorado. Integra o quadro docente da UFMS desde 2005. Já realizou turnês por quase todos os estados brasileiros e possui um eclético repertório que inclui obras barrocas e clássicas de compositores europeus e também compositores da música erudita brasileira, como Villa Lobos e Camargo Guarnieri e, ainda, obras dos pioneiros do violão no nosso país, como João Pernambuco, Dilermando Reis e, inclusive, um notável músico que por décadas foi atuante no nosso Estado, o violonista Levino Albano da Conceição, cuiabano, mas que morou muito tempo em Corumbá.

Ana Lúcia Gaborim foi bolsista em Festivais Internacionais de Música, como o Festival Música en Compostela (Espanha, 1998), Festival de Inverno de Campos do Jordão (1999) e Festival Eleazar de Carvalho (Fortaleza, 2000). Foi coordenadora local dos Painéis FUNARTE de Regência Coral (2008 e 2011). É coordenadora dos projetos de extensão “Encontro de Regentes Corais” e “Simpósio Coral Infantil” da UFMS, regente da Camerata UFMS – Cordas e do PCIU – Projeto Coral Infanto-juvenil da UFMS.

Geraldo Vicente Martins é graduado em Letras, com especialização, em nível de Mestrado, em Língua Portuguesa e, em nível de Doutorado, em Linguística e Semiótica, dedicando-se ao ensino e à pesquisa nessa área, voltando-se, sobretudo, a questões de ordem textual e discursiva, priorizando, nos últimos anos, a análise de textos literários.

O Evento: Atualmente numa parceria com a FCMS, e sempre aberto aos convidados, sem fins lucrativos, o “Chá Acadêmico da ASL” acontece na última quinta-feira de cada mês. Com 44 anos de fundação, a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, a mais alta e representativa entidade literária do Estado, mantém ao longo da sua existência uma história marcante voltada para a defesa do vernáculo e o cultivo da autêntica arte literária, zelando e incentivando todas as derivações da cultura nacional e estadual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo