Tufão Megi atinge Taiwan e deixa mortos e feridos

Motociclista é derrubado pelos fortes ventos que atingiram Hualien, no Leste de Taiwan, nesta terça-feira (27/09) – Foto: Tyrone Siu/Reuters

Motociclista é derrubado pelos fortes ventos que atingiram Hualien, no Leste de Taiwan, nesta terça-feira (27/09) – Foto: Tyrone Siu/Reuters

O Tufão Megi atingiu Taiwan na manhã desta terça-feira (27/09), causando destruição e mortes e deixando centenas de pessoas feridas. Os ventos chegaram a 160km/h e causaram sérios danos na Costa Leste da ilha.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, a tempestade causou a morte de pelo menos quatro pessoas e deixou outras 268 feridas. Todas as vítimas foram socorridas e levadas para hospitais.

O Serviço de Meteorologia de Taiwan prevê mais chuva forte na região nas próximas horas, com rajadas de vento de até 180 km/h. A orientação é para que as pessoas fiquem dentro de casas e/os estabelecimentos comerciais e escritórios.

Equipes de emergência e bombeiros foram mobilizados e já estão seguindo para as áreas mais afetadas. O fornecimento de energia elétrica foi cortado em várias cidades, deixando mais de 2,6 milhões de pessoas sem luz.

O transporte público foi bastante afetado em Taipé, capital do país, e segundo as autoridades locais os ônibus e o metrô não estão funcionando, devido às fortes rajadas de vento que podem fazer com que os veículos e vagões sejam derrubados.

O Aeroporto de Taipé está fechado para pousos e decolagens e mais de 400 voos foram cancelados. Não há previsão para que os terminais sejam novamente reabertos.

As autoridades locais elevaram os níveis de alerta em toda a Ilha de Taiwan, que está propensa a deslizamentos de terra, inundações e alagamentos. A Defesa Civil já começou a retirar moradores que estão em áreas consideradas de risco.

Aproximadamente três mil pessoas já foram encaminhadas para abrigos públicos. Um hotel em Taipé teve que ser fechado e os hospedes tiveram que seguir para outro estabelecimento.

A Central de Operações de Emergência de Taiwan informou que quatro pessoas morreram em decorrência de acidentes de trânsito, e que oito turistas japoneses ficam feridos depois que o ônibus em que viajavam tombou. Os feridos foram levados para hospitais da região.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo