Adolescente de 15 anos é preso acusado de planejar atentados em Paris, na França

Foto: AFP/Arquivo

Foto: AFP/Arquivo

Policiais franceses prenderam na tarde deste sábado (10/09) em Paris, capital da França, um adolescente de 15 anos de idade, acusado de planejar ataques terroristas na cidade. Autoridades judiciais acreditam que ele tenha ligações com o Estado Islâmico (EI).

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, citando como fonte a Polícia Francesa, o suspeito estaria planejando e preparando uma iminente ação violenta em Paris, capital do país. Não foram divulgados detalhes dessa ação criminosa.

No último domingo (04/09), policiais francesas conseguiram apreender nas proximidades da Catedral Notre Dame, em Paris, um veículo contendo cilindros de gás. Ao todo, sete pessoas foram detidas para interrogatório, entre elas quatro mulheres.

A Polícia Francesa acredita que o veículo com cilindros de gás seria utilizado em um atentado na Estação Ferroviária de Paris. Seis pessoas permanecem presas.

Uma fonte da Polícia Francesa, que pediu anonimato, disse que o adolescente estava em prisão domiciliar desde que o Governo Francês decretou estado de emergência em todo o país em decorrência dos atentados em Paris ocorridos em 13 de novembro de 2015. No atentado do ano passado, 130 pessoas morreram e outras 352 ficaram feridas.

A fonte, que pediu para não ser identificada, não informou os motivos pelos quais o adolescente estava em prisão domiciliar. Acredita-se que ele possa estar envolvido nos atentados do ano passado.

Policiais franceses ouvidos pela equipe de reportagem disseram que o jovem estaria orientando terroristas de como planejar e preparar um ataque em um local público na capital francesa.

Segundo os policiais, o adolescente estaria mantendo contatos com um militante islâmico francês, identificado como sendo Rashid Kassim, de 29 anos. O jovem terrorista repassou as orientações recebidas a uma mulher, que foi presa na semana passada em uma estação de trem na capital francesa.

O Jornal Le Monde divulgou a informação de que Rashid Kassim encontra-se atualmente na Síria, e que ele tem usado um aplicativo de mensagens para se comunicar com cidadãos franceses, simpatizantes do Estado Islâmico.

Acredita-se que tenha sido Rashid Kassim quem passou as orientações para os dois homens que realizaram um ataque em julho deste ano contra uma Igreja Católica Francesa, durante o qual cortaram a garganta de um padre idoso.

O ataque contra o padre chocou os franceses e, sobretudo, a Comunidade Internacional, tendo o atentado ocorrido em menos de 12 dias do ataque em Nice, quando militantes do Estado Islâmico, dirigindo um caminhão, atropelou centenas de pessoas que caminhavam pela cidade, em comemoração do Dia da Bastilha.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo