Desafios da avicultura serão abordados no Encontro Técnico, em Sidrolândia

Evento será realizado no dia 09 de setembro, em Sidrolândia.

“Entre os principais obstáculos da avicultura brasileira e de Mato Grosso do Sul, a falta de uma normatização e a biossegurança são os maiores gargalos”. A afirmação é do presidente da Avimasul – Associação dos Avicultores de MS, Adroaldo Hoffmann, referente à programação do 4º Encontro Técnico da Avicultura, que será realizado no dia 09 de setembro, a partir das 08 de setembro, no Parque de Exposições de Sidrolândia.

O evento é promovido pelo Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS e pela Avimasul. “Escolhemos Sidrolândia por ser um polo produtor e conciliamos a data com a realização da Exposição”. Entre os dias 06 e 11 deste mês, o município sedia a 18ª Feira de Agronegócios, Comércio e Indústria – Expo Sidrolândia.

A avicultura é uma atividade estratégica no Estado. De acordo com as informações apuradas pelo Sistema Famasul, Mato Grosso do Sul ocupa o 12º lugar no ranking estadual de rebanho de galináceos, com 25,3 milhões de cabeças. Sidrolândia, com 6,4 milhões de aves, é o maior produtor local.

Segundo Hoffmann, o avicultor do Estado, de um modo em geral, tem a sua disposição de poucos eventos especializados. “É um encontro oportuno porque precisamos ter informações sobre ganho de oportunidades de biossegurança.  O grande desafio do setor é a normatização das atividades para começarmos a ter um diálogo mais eficiente entre a indústria e o produtor. Além de melhorar resultados e atender expectativas dos dois lados”.

O custo de produção é também, na avaliação de Hoffmann, um assunto que deve ser analisado. “Precisamos produzir com pouca proteína vegetal um enorme volume de proteína animal”.

Sobre o evento – A programação do Encontro Técnico de Avicultura inicia com a palestra do especialista em saúde animal, Paulo Roberto Pelissaro, que falará sobre ‘Impacto da Influenza Aviária no Comércio Internacional de Aves. Em seguida, o assistente técnico do COBB, empresa de genética avícola para frangos de corte, Otávio Ramires de Aguiar Conde, abordará o tema ‘Ações de manejo para melhorar os resultados de frango’.

A terceira palestra ficará por conta do assessor jurídico da CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Thiago de Carvalho, sobre ‘O novo marco legal dos contratos de integração’. E, por último, o proprietário da granja São Roque, no Paraná, Valmor Ceratto, falará sobre ‘Gestão de custos e mão de obra das granjas’. A quarta edição do Encontro Técnico é realizada com o apoio da ABPA –  Associação Brasileira de Proteína Animal.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo