Obras de arte são resgatadas dos escombros de cidades italianas atingidas pelo terremoto

Bombeiros da equipe de Vigili del Fuoco retiram obras de arte da Igreja em Amatrice, no Centro da Itália – Foto: Vigili del Fuoco/AFP Reprodução

Bombeiros da equipe de Vigili del Fuoco retiram obras de arte da Igreja em Amatrice, no Centro da Itália – Foto: Vigili del Fuoco/AFP Reprodução

Equipes formada por 62 pessoas estão conseguindo salvar dos escombros de prédios públicos, museus e igrejas das cidades atingidas pelo terremoto que devastou a Região Central da Itália dezenas de obras de arte de grande valor histórico, em sua maioria dos séculos 15, 16 e 17.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, a operação de resgate das obras de arte começou nos escombros do Museu Cívico de Amatrice, a cidade mais afetada pelo terremoto de 10 dias atrás.

O Ministério da Cultura da Itália divulgou um comunicado oficial à imprensa informando que as operações de recuperação de obras de arte nas cidades atingidas pelo terremoto do dia 24 de agosto deste ano continuam sendo realizadas e que a prioridade é resgatar as que se encontram em museus.

As operações de recuperação e de colocar em segurança as obras do museu cívico de Amatrice, entre elas, o importante quadro “Madonna con bambino e san Giovannino”, de Cola dell’Amatrice, artista, escultor e arquiteto do Renascimento da primeira metade do século 16, foram concluídas com sucesso“, diz um trecho do comunicado do Ministério da Cultura Italiana.

As equipes de resgate, formada principalmente por arqueólogos, conseguiram retirar dos escombros três obras primas da ourivesaria do século 15, assim como uma réplica do Santo Sudário que se encontrava nas ruínas da Igreja San Francesco di Borgo, em Arquata del Tronto, outra localidade fortemente atingida pelo abalo sísmico que matou 293 pessoas.

As duas operações foram efetuadas em plena ‘zona vermelha’, onde os socorristas desentulham e que está fechada para o público“, afirma o comunicado do Ministério da Cultura da Itália.

As valiosas obras do museu de Amatrice e o Santo Sudário de Arquata já estão seguras“, disse o ministro da Cultura, Dario Franceschini.

Com informações das Agências Reuters e AFP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo