Bancários de Campo Grande (MS) e região decidem entrar em greve no dia 6 de setembro

Agência bancária em Campo Grande (MS) – Foto: Álvaro Barbosa/Arquivo

Agência bancária em Campo Grande (MS) – Foto: Álvaro Barbosa/Arquivo

Os bancários de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, e de outros 27 municípios, que são filiados ao Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Campo Grande e Região (Seebcg/MS), decidiram entrar em greve na próxima terça-feira (06/09), véspera do feriado do Dia da Independência do Brasil.

De acordo com informações do presidente do sindicato, Edvaldo Barros, a decisão foi tomada nesta quinta-feira (1º de setembro), durante a assembleia que contou com a presença dos trabalhadores.

A categoria rejeitou a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que ofereceu cerca de 6,5% de reajuste salarial. Os bancários pedem um aumento de 14,78%.

Segundo Edvaldo Barros, o índice proposto pela Fenaban não faz a correção da inflação do período, sendo o setor bancário um dos que mais lucra neste país.

“Nós acompanhamos as negociações realizadas por outras categorias no primeiro semestre em setores que enfrentam dificuldades por conta da crise e a maioria, cerca de 61%, conseguiu um índice igual ou superior ao acumulado no INPC [Índice Nacional de Preços ao Consumidor]. Por isso, não podemos aceitar essa proposta”, afirmou o presidente do Seebcg/MS.

Além do reajuste salarial, os bancários colocaram em pauta várias outras reivindicações, tais como a garantia de emprego, melhoria nas condições de trabalho, fim das metas abusivas e do assédio moral, além de mais segurança nas agências bancárias. Essas reivindicações estão sendo analisadas pela Fenaban.

Além de Campo Grande, a greve poderá atingir agências bancárias em Alcinópolis, Anastácio, Aquidauana, Bandeirantes, Bodoquena, Bonito, Camapuã, Corguinho, Coxim, Costa Rica, Chapadão do Sul, Dois Irmãos do Buriti, Jardim, Guia Lopes da Laguna, Terenos, Nioaque, Miranda, Sidrolândia, Ribas do Rio Pardo, São Gabriel do Oeste, Jaraguari, Figueirão, Sonora, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo e Rio Negro.

Ao todo, 2.700 profissionais que trabalham em 160 agências bancárias devem cruzar os braços a partir do dia 06 de setembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo