Inscrições para o Concurso Agrinho 2016 encerram amanhã

Alunos e professores têm até o final de setembro para encaminhar os trabalhos.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As escolas e os educadores da rede municipal e estadual de Mato Grosso do Sul, que participam do programa Agrinho, têm até amanhã, 31 de agosto, para inscrever os trabalhos no Concurso Agrinho 2016. O prazo é para fazer o cadastro de participação no site www.agrinhoms.com.br. É importante salientar que o envio do material para o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS poderá ser feito até o dia 30 de setembro, conforme publicado em regulamento. Sendo assim, os concorrentes terão ainda alguns dias para produzir conteúdo que estará entre as melhores ideias desta edição.

De acordo com a coordenadora educacional do Senar/MS, Terezinha Cândido, o fator motivador do Concurso é a disputa saudável e o envolvimento de alunos, professores, entidades e sindicatos que apoiam a proposta. “O Agrinho vem para agregar, trazer conhecimento e mostrar à população a ligação permanente do campo e cidade. O concurso resume e reflete tudo que foi aplicado em sala de aula, através da proposta pedagógica do programa alinhada à dedicação dos professores, que provoca debates, permite novas dinâmicas, possibilita a realização de atividades criativas e originais, que são válidas para fortalecer o programa que tem grande responsabilidade social”.

No novo regulamento, os concorrentes poderão apresentar textos – em diferentes gêneros, desenhos e relatar novas experiências pedagógicas, ações efetivas realizadas dentro e fora da sala de aula. Outra mudança é a inclusão de gêneros textuais como poesia, história em quadrinhos, diário pessoal, carta, artigo, conto, crônica ou lenda. O professor, em comum acordo com a sua turma, deverá escolher apenas um dos estilos para trabalhar com os alunos. Outra novidade é que os coordenadores que apoiam as atividades dos professores na também serão premiados. Assim como nas edições anteriores, serão premiados os três primeiros colocados em cada categoria.

A coordenadora pedagógica do Agrinho/MS, Elizete Nunes, explica que a Comissão Julgadora terá representantes das secretarias estaduais de Educação; Produção e Agricultura Familiar; Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação; Meio Ambiente e Desenvolvimento e o Instituto de Meio Ambiente de MS, além de outras instituições que apoiam o programa de responsabilidade social. “A premiação motiva professores que incluíram a iniciativa no seu planejamento de aula, estimula coordenadores pedagógicos, diretores e, principalmente, os alunos, que passam a conhecer diferentes temas. A avaliação dos julgadores será feita durante o mês de outubro, seguindo regras estabelecidas no regulamento.

O programa de responsabilidade do Senar/MS contempla 40 municípios do Estado com ações em 348 escolas estaduais e municipais, somando 120 mil alunos do 1º ao 9º ano. “Esta é uma daquelas iniciativas que nos enchem de orgulho. A cada ano o Programa cresce e impressiona pela abrangência alcançada e o comprometimento com as causas sociais e ambientais. É um trabalho que ultrapassa os muros da escola”, complementa Terezinha.

A escolha das melhores produções será a última etapa do Programa Agrinho e a premiação está prevista para o mês de novembro. Confira o regulamento completo no www.agrinhoms.org.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo