Guarda Costeira Italiana regata 6,5 mil imigrantes no Mar Mediterrâneo

Operação de resgate no Mar Mediterrâneo resgatou 6,5 mil imigrantes entre segunda (29/08) e terça-feira (30/08) – Foto: Emilio Morenatti/AP

Operação de resgate no Mar Mediterrâneo resgatou 6,5 mil imigrantes entre segunda (29/08) e terça-feira (30/08) – Foto: Emilio Morenatti/AP

A Guarda Costeira da Itália resgatou entre a noite de segunda-feira (29/09) e a manhã desta terça-feira (30/09) cerca de 6,5 mil imigrantes que estavam em vários barcos, no Mar Mediterrâneo, na Costa da Sicília. Trata-se de uma das maiores operações de buscas e salvamento realizadas em um só dia.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, no total foram realizadas 40 operações de resgate, tendo a Guarda Costeira contado com o apoio da Marinha Italiana e de embarcações de Organizações Não-Governamentais (ONGs).

Também participaram das operações de resgate, navios da Agência Europeia de Fronteiras (Frontex) e da Força Naval da União Europeia no Mediterrâneo (Eunavfor Med).

Muitos imigrantes, assim que avistaram os navios da Marinha e da Guarda Costeira da Itália, pularam no mar e tiveram que ser resgatados imediatamente.

Os imigrantes que permaneceram dentro das embarcações foram resgatados depois do salvamento das pessoas que pularam dentro d’água.

No domingo (28/08), a Organização Internacional para as Migrações (OIM) elevou para 332.914, o número de imigrantes que conseguiram chegar à Europa através do Mar Mediterrâneo em 2016. Esse número, no entanto, deve aumentar significativamente até o fim do ano.

Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Guarda Costeira da Itália revelam que 112,5 mil imigrantes chegaram a costa italiana neste ano. Este número está um pouco abaixo dos 116 mil registrado no mesmo período de 2015.

Já o número de imigrantes vindos da Líbia que morreram durante a travessia do Mar Mediterrâneo ultrapassa os 3 mil. Trata-se da rota mais mortal para os imigrantes que fogem da Guerra Civil e da miséria em seus países de origem.

Com informações das Agências Deutsche Welle, France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo