Espanhol Pedro Garcia adota a melhor estratégia e vence o segundo dia do Pré-Mundial de Voo Livre

Em dia de céu limpo com poucas nuvens, piloto optou pela segunda janela de largada e garantiu a melhor pontuação do dia, à frente do italiano Marco Laurenzi. Jonny Durand (AUS) segue na liderança geral.

Voo no Vale do Paranã (Alex Farias / Agência PhotoGP)

Voo no Vale do Paranã (Alex Farias / Agência PhotoGP)

Brasília (DF) – Diferentemente do primeiro dia de competições do Pré-Mundial de Voo Livre, com a presença de muitas nuvens e algumas precipitações de chuva, nesta segunda-feira (29) o tempo permaneceu aberto e poucas nuvens se formaram no céu do Distrito Federal. Com isso, a vitória na segunda de sete etapas da competição internacional, com 102,4 km de voo, foi do espanhol Pedro Garcia, seguido pelo italiano Marco Laurenzi e do austríaco Thomas Weissenberger. O melhor brasileiro do dia foi Michel Louzada, na quinta posição.

Após a abertura de janela para as decolagens na rampa do Vale do Paranã, em Formosa (GO), duas largadas aéreas (start gates) foram realizadas, às 13h20 e 13h40. Enquanto os pilotos da primeira tinham a vantagem de largar antes e ganharem bônus por isso, os da segunda tiveram a seu favor o fato de enxergar de longe os caminhos traçados pelos rivais. Assim, com poucas nuvens no céu e a dificuldade de os pilotos do primeiro start gate em encontrarem térmicas, Pedro Garcia conseguiu chegar nos adversários, fazendo o voo mais rápido do dia, em 02h02min03.

Jonny Durand mantém liderança (Divulgação)

Jonny Durand mantém liderança (Divulgação)

“Hoje a prova tinha pouco mais de 102 km e o dia estava muito bom de clima e térmicas, porém sem nuvens, o que complica um pouco a decisão de por onde ir. Isso me fez optar pela segunda largada aérea, quando dei meu máximo e consegui alcançar aqueles que estavam no primeiro start, o que me fez ganhar o dia”, destacou Pedro, piloto de 47 anos, com mais de 10 anos de experiência no esporte, bicampeão espanhol de 2014 e 2015.

“Estou muito feliz com essa vitória, mas sei que tenho muitos adversários fortes neste Pré-Mundial e de alto nível. Aqui os pilotos brasileiros têm um nível muito alto, por isso ganhar um dia em Brasília contra vários brasileiros é importante e especial”, disse o atleta que compete pela terceira vez no País. “Já estive uma vez em Governador Valadares, em um campeonato nacional, com poucos estrangeiros, sendo essa a minha primeira vez em Brasília. As condições são ótimas e os pilotos nacionais ajudam muito com boas informações a respeito do local”, completou.

Concentração para decolar (Alex Farias / Agência PhotoGP)

Concentração para decolar (Alex Farias / Agência PhotoGP)

Em sua primeira vez no Brasil, o segundo colocado do dia, Marco Laurenzi, destacou as dificuldades encontradas no voo. “Hoje não foi nada fácil, porque não havia nuvens. Para mim cada dia é uma novidade, porque é a primeira vez que voo aqui no Brasil e assim encaro cada dia como um treinamento, dia após dia. Adotei uma estratégia de voar junto com os pilotos brasileiros, todos muito bons, e acho que fiz uma boa escolha. No final, consegui ser o primeiro a pousar, mas pelo Pedro ter largado depois, fui o segundo. É a primeira vez que disputo uma prova deste nível e fico muito feliz com minha colocação”, contou Marco, que completou em 2h21min56.

O atleta Primoz Gricar, da Alemanha, completou as cinco primeiras colocações do dia, em quarto lugar. O top 10 do dia foi composto por Jonny Durand (AUS), David Brito Filho (BRA), Sergio Galvas (BRA), Fábio Thomaz (BRA) e Filippo Oppici (ITA), entre sexto e décimo lugares, respectivamente.

Competição feminina – A melhor piloto do dia foi a inglesa Kathleen Rigg, que finalizou em 39º lugar. Chisato Nojiri (JAP), na 41ª posição, e Francoise Dieuzeide-Banet (FRA), em 42º, completaram as três primeiras colocações da disputa entre as mulheres. Já a líder feminina no primeiro dia e principal favorita ao título, a alemã Corinna Schwiegershausen não teve um bom início e pousou cerca de 30 km de distância da rampa do Vale do Paranã.

Resultados acumulados – Apesar da sexta colocação, o australiano Jonny Durand, número 1 do mundo, segue na liderança do Pré-Mundial de Voo Livre, com a somatória de 1.818 pontos. Thomas Weissenberger (AUT) e Alvaro Sandoli (BRA), estão em segundo e terceiros lugares, com 1.805 e 1.764 pontos, respectivamente. Entre as mulheres, Kathleen Rigg (GBR) lidera com 1.086 pontos, seguida de Chisato Nojiri (JAP), 706, e Corinna Schwiegershausen (ALE), 623.

Disputa por equipes – Após dois dias de provas, o Brasil é o líder na disputa por equipes, com os seis melhores resultados dos atletas do País somando 5.378 pontos. A Itália vem na segunda colocação, com 5.186 pontos, e os australianos estão em terceiro, com a soma de 4.767.

Decolagens e pousos – Como previsto para todas as sete etapas do Pré-Mundial, as decolagens são realizadas na rampa do Vale do Paranã, em Formosa (GO), a 1.000 metros de altitude e a 92 km de Brasília, e neste segundo dia o pouso foi feito na Lagoa da Embrapa, na cidade de Planaltina (DF). Entre quinta (1) e sábado (3), as asas pousarão todas as tardes na Esplanada dos Ministérios, nas proximidades do Museu da República, uma área central privilegiada para esta ação, única entre as grandes cidades do mundo.

Pronto para voar (Alex Farias / Agência PhotoGP)

Pronto para voar (Alex Farias / Agência PhotoGP)

Transmissão em tempo real– Todas as asas possuem um rastreador que envia informações em tempo real para o site, http://lt.flymaster.net/bs.php?grp=1740. Lá, o público pode saber a localização em tempo real, distância até o goal (término da prova) e o tempo de voo de cada um dos participantes inscritos na disputa.

Resultados completos – Todos os resultados, de cada um dos dias e o acumulado, bem como a classificação completa por equipes, estão disponíveis em: http://www.cvlb.com.br/compes/competicao-43/.

Local ideal para a prática do voo livre – Conhecida mundialmente como a “Havaí do Voo Livre”, Brasília é um dos locais ideais para a prática do esporte no País. A cidade possui ventos predominantes do quadrante leste e o clima bastante seco nesta época do ano, que proporcionam voos fantásticos de até cinco horas de duração. As correntes térmicas são aproveitadas pelos pilotos para ganhar altura e realizar voos de até 170 km de distância, utilizando somente as forças da natureza.

O Campeonato Pré-Mundial de Voo Livre na modalidade asa delta, evento-teste para o Mundial programado para 6 a 19 de agosto de 2017 na Capital do País, é patrocinado pela Caixa e Governo Federal. Tem o apoio de Mormaii, Sol Paragliders, Eco Bocaina, Buriti Água, SuperAr Escola de Voo Livre, UTI Vida, SportFisio, Governo do Distrito Federal, Secretaria de Esporte, Prefeitura de Formosa, Força Aérea Brasileira e Corpo de Bombeiros de Goiás. Tem como hospital oficial HOME “Cuidando da saúde dos atletas”. A realização é da Confederação Brasileira de Voo Livre e Zenith Marketing.

Serviço:

Campeonato Pré-Mundial de Voo Livre

Data: 27 de agosto a 3 de setembro

Local: Decolagem da Rampa do Vale do Paranã, em Formosa (GO)

Pouso: região de Formosa até 31.08 e Esplanada dos Ministérios (de 1 a 3.09)

Mais informações:

Site: http://www.brasilia2017.com.br/

Facebook: www.facebook.com/Brasilia2017

Twitter: www.twitter.com/Brasilia_2017

Flickr: http://www.flickr.com/photos/144868365@N03

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo