Última semana para inscrições no EDP Open Innovation

Prêmio global para startups destinará ‎€50 mil e apresentação dos finalistas no Web Summit, o maior e mais importante evento do setor na Europa.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

São Paulo (SP) – Terminam na próxima semana as inscrições para o prêmio EDP Open Innovation, da EDP Brasil, empresa que atua nas áreas de geração, distribuição, comercialização e soluções de energia. Equipes empreendedoras com ideias criativas para o setor elétrico têm até a terça-feira, dia 31 de agosto, para inscreverem seus projetos.

Para a primeira edição do concurso, os assuntos abordados são relacionados com energias limpas e tendências recentes do setor. A competição abrange os seguintes temas: eficiência energética; mobilidade elétrica; internet das coisas; M2M (Máquina a Máquina); aprendizado de máquina; tecnologia da informação; produção eólica, solar, elétrica offshore, ou demais formas de energia; armazenamento e distribuição de energia; e gás natural.

“O objetivo é estimular o surgimento de negócios inovadores e disruptivos, para nos anteciparmos à transformação do setor elétrico e contribuir para o seu desenvolvimento, tornando-o cada vez mais eficiente e sustentável”, afirma João Brito Martins, diretor de Estratégia, Organização e Inovação da EDP Brasil.

A maior competição mundial de inovação no setor energético nasceu da fusão dos prêmios EDP Inovação e Energia de Portugal, que incentivavam o empreendedorismo na área da energia. Os interessados, de qualquer parte do mundo, devem submeter seus projetos com potencial para alcançar mercados em escala global.

As equipes deverão ser formadas por 2 a 4 integrantes e já podem se inscrever por meio do site http://edpopeninnovation.edp.pt.

Etapas do concurso e premiação

Concluída a fase de inscrições, até 30 grupos serão selecionados para entrevistas conduzidas por um júri internacional. Nessa fase, os competidores terão a oportunidade de detalhar o modelo de negócio e persuadir os jurados a apostarem em seus projetos.

A partir dessas conversas, serão escolhidas 15 equipes que serão beneficiadas pelo programa de aceleração de startups em Lisboa, durante todo o mês de outubro. Os custos de viagem e hospedagem em Portugal serão de responsabilidade da organização da EDP, limitados a dois integrantes por grupo.

Nesse momento as equipes trabalharão naFábrica de Startups para acelerarem os seus projetos e terão contato com o método FabStart, que permite simular o produto no mundo real. Essa é uma oportunidade única para compartilhar experiências e aprimorar os trabalhos, ao mesmo tempo em que os times contarão com o auxílio de sessões periódicas de mentoria com profissionais renomados das áreas de interesse.

A equipe vencedora será premiada no valor de ‎€ 50 mil, montante a ser utilizado exclusivamente no desenvolvimento da ideia. Os três grupos com o melhor desempenho ao longo de toda a competição, segundo critérios estabelecidos pelo comitê organizador do EDP Open Innovation, estarão presentes no stand da EDP no Web Summit, o maior e mais importante evento de startups em tecnologia da Europa, para apresentarem os seus projetos aos investidores e convidados presentes no evento.

Os premiados serão anunciados em novembro, após todos os integrantes do programa de aceleração apresentarem, em Lisboa, o pitch a uma plateia composta por colaboradores da EDP, investidores e convidados.

Os participantes com projetos de elevado potencial também serão convidados a integrar o programa EDP Starter em Portugal, Espanha ou Brasil.

O regulamento e mais informações sobre o prêmio estão disponíveis no site: http://edpopeninnovation.edp.pt/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo