EDP celebra 15 anos de incentivo ao voluntariado

Iniciativas, realizadas com o apoio do Instituto EDP, promovem a melhoria na qualidade de vida das pessoas impactadas.

São Paulo (SP) – No domingo (28) é celebrado o Dia Nacional do Voluntariado e a EDP, empresa que atua nas áreas de distribuição, geração e comercialização e soluções de energia elétrica, comemora 15 anos de seu programa de voluntariado desenvolvido junto aos colaboradores.

“Temos como uma de nossas premissas o cuidado com as pessoas e incentivamos que os nossos colaboradores dediquem parte do seu tempo para praticar a solidariedade”, diz Paulo Ramicelli, assessor da diretoria do Instituto EDP (IEDP).

O incentivo à prática do voluntário se dá a partir da utilização de até 4 horas por mês do turno de trabalho dos funcionários para atuar em projetos voluntários, apoiados pela companhia ou não. Os programas são coordenados pelo IEDP e incluem iniciativas como o Desafio do Bem, o Cidadão Pró-Mundo – Volunteachers e o Inclusão Digital, ações em que os colaboradores têm a oportunidade de estender o engajamento a terceiros, como familiares, amigos e até pessoas de outras empresas.

A prática também conta com o Portal do Voluntariado (www.voluntariadoedp.com.br), espaço destinado para notícias, agenda de eventos e oportunidades de ações desenvolvidas pelos colaboradores e organizações parceiras, além de ser também uma ferramenta de interação e acompanhamento dos trabalhos realizados.

Conheça alguns projetos de voluntariado da EDP

Desafio do bem

Os voluntários formam equipes – que podem integrar familiares, amigos e profissionais de outras empresas – e escolhem uma organização social ou escola pública para ser beneficiada com o desenvolvimento de um projeto de melhoria para a instituição. As ações podem ser de caráter físico (pintura de quadra, paredes, consertos), capacitação (oficinas, aulas, consultorias), gestão (planejamentos, projetos de captação de recursos) e eventos (celebrações, festas de arrecadação de doações), entre outros.

Ao final do projeto, todas as equipes preparam uma apresentação com os resultados. Esse material é encaminhado para uma comissão julgadora e as três equipes mais votadas concorrem a prêmios em dinheiro revertido para a Instituição. Em 2015, 16 equipes beneficiaram entidades de três estados brasileiros.

Cidadão Pró-Mundo

Parceria entre o Instituto EDP e a ONG Cidadão Pró-Mundo, na qual os voluntários EDP usam os seus conhecimentos da língua inglesa como ferramenta para o desenvolvimento de jovens da comunidade João XXIII, zona sul de São Paulo. A promoção de igualdade de oportunidades é uma crença compartilhada pela EDP para mudanças positivas da realidade social desses jovens.

Inclusão Digital

O IEDP, em parceria com colaboradores da área de Tecnologia da Informação e Comunicação, leva inclusão digital para jovens da favela Coliseu, comunidade vizinha da EDP, em São Paulo. O aprendizado de informática tem como objetivo a aquisição do primeiro emprego e a inclusão social.

Ações Pontuais

Por meio do Instituto EDP são desenvolvidas campanhas pontuais como doação de agasalhos, alimentos não perecíveis, produtos de higiene, água, colchões, entre outros, como contribuição em situação de calamidade pública, ou ainda para atender minimamente o próximo, em situação de vulnerabilidade social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo