Habitação: Mutirão de casas sustentáveis para alojar famílias de baixa renda

Moradores se abrigam em barracões na região do Dom Antônio Barbosa em Campo Grande (MS) – Foto: Álvaro Herculano

Moradores se abrigam em barracões na região do Dom Antônio Barbosa em Campo Grande (MS) – Foto: Álvaro Herculano

Habitação é uma área que está entre os principais temas no Programa de Governo do candidato à Prefeitura de Campo Grande Athayde Nery (PPS). “Quando recebemos a informação de que a administração da Capital estabelece convênios milionários com instituições para construção de casas populares com qualidade comprometida ficamos estarrecidos”, comenta.

De acordo com Athayde tal fato evidencia a urgência de um planejamento habitacional sério para a cidade elaborado com eficiência e transparência.

 “Não é só colocar as pessoas dentro das casas a solução do problema habitacional. As famílias precisam ser contempladas com os serviços públicos, como posto de saúde, transporte e escolas”, pontua, ao destacar que “pensamos também nas próximas gerações e entendemos que não podemos construir sem pensar na preservação do meio ambiente e, dessa forma, nossa proposta é a de construir casas sustentáveis, que usem a energia solar, por exemplo”.

Atualmente 32,5 mil famílias esperam por casas em Campo Grande. Idosos, mães e crianças em situações de vulnerabilidade passam anos na fila de espera para serem contempladas. Reclamações acerca do sorteio das residências também agravam o problema de habitação na Capital. Athayde acredita ser necessário tornar o procedimento mais transparente a fim de evitar fraudes e garantir que a ordem cronológica dos cadastros seja respeitada.

“Quais são as pessoas que estão há mais tempo nas filas? Por quais motivos elas ainda continuam em barracos? Essa linha de sorteio precisa ser acompanhada de perto para que as prioridades e os critérios dos programas habitacionais sejam respeitados”, comenta.

Mãos na massa

Focado no desenvolvimento sustentável, Athayde tem em seu Plano de Governo iniciativas que contemplam a comunidade sem agressão ao meio ambiente. A própria população poderá construir as suas casas com recursos oferecidos pela prefeitura.

As obras, no entanto, seguirão um padrão específico e serão fiscalizadas por servidores municipais da Agência Municipal de Habitação.

O projeto do candidato estabelece que essas moradias irão contar com um sistema de captação da água da chuva e também o emprego, sempre que possível, de materiais de construção recicláveis e reutilizáveis. As áreas residenciais serão estruturadas com espaços para atividades de cultura e lazer.

“Quero buscar por recursos federais e parcerias que possam nos dar essa oportunidade de oferecer moradia digna às famílias campo-grandenses”, finaliza. Os últimos indicadores oficiais revelam que a Capital tem um déficit de 27.862 moradias.

As outras propostas do Plano de Governo de Athayde Nery para Campo Grande podem ser acessadas por meio do site: www.athaydenery.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo